A Shell Brasil e a Gerdau assinaram termo de cooperação para desenvolver a usina solar fotovoltaica Aquarii, de 190 MW, no município de Brasilândia de Minas, no norte de Minas Gerais. O termo, que prevê a constituição de uma joint venture entre as empresas, envolve o fornecimento de parte da energia para as unidades de produção de aço da Gerdau e outra para ser comercializada a partir de 2024 no mercado livre por meio da comercializadora de energia da Shell.

Primeiro projeto de energia solar da Shell no Brasil, o empreendimento faz parte do plano de transição energética das duas empresas. Há três anos, a Shell Brasil iniciou a estratégia de desenvolver organicamente seu portfólio em geração solar, que na sua divisão de energia se soma aos investimentos na comercializadora de energia, a Shell Energy Brasil, e à termelétrica Marlim Azul.

A Shell está com planos de desenvolver parques solares em Minas Gerais e na Paraíba. Já a Gerdau tem meta de autossuficiência energética, com direcionamento estratégico para a energia renovável, segmento no qual a siderúrgica promete implementar investimentos robustos nas Américas. A joint venture prevista terá participação igualitária das duas empresas.



Mais Notícias FOTOVOLT



GreenYellow e Enerzee miram telhados solares em comércio e indústria

Ideia é encontrar novos modelos de geração descentralizada, com meta de 30 MWp até o fim do ano.

02/05/2024


Preço médio da energia solar cai 5% no primeiro trimestre

Acompanhamento da Solfácil aponta valor médio como o menor já registrado, de R$ 2,76/Wp.

02/05/2024