O aventureiro ucraniano Fedor Konyukhov está se preparando para atravessar o Oceano Pacífico com um catamarã elétrico movido a energia solar. A expedição prevista para começar em dezembro de 2021 vai percorrer 9000 milhas náuticas do Chile para a Austrália e deve levar 100 dias.

A viagem começará em Valparaíso, no Chile, e seguirá pela costa oeste da América do Sul em direção a Lima, no Peru, e depois pela Polinésia Francesa até Brisbane, na Austrália. O navio de Konyukhov, um catamarã Nova, tem 11 metros de comprimento, 7 metros de largura e é capaz de atingir velocidades de 5 a 7 nós. O catamarã, que tem um deslocamento de 2,2 toneladas, foi projetado pelo piloto e engenheiro inglês Phil Morrison e seu casco é feito de compósitos de fibra de carbono.

O navio é conduzido por motores elétricos, cuja energia será gerada com módulos FV com capacidade total de 11 kW, cobrindo uma área de 66 m2 no convés da embarcação. As laterais do casco também contam com painéis, fornecendo um adicional de 12 m2 por lado. Mesmo que esses painéis no casco não sejam tão eficientes quanto os principais do convés, a expectativa é a de que eles reúnam energia adicional para quando o sol estiver baixo no horizonte.

O sistema fotovoltaico envolve módulos solares robustos de heterojunção flexíveis produzidos pelo Hevel Group, que resistem a ambientes hostis com água salgada e radiação UV. Além de manter a embarcação em movimento, a energia solar também vai garantir a operação de um sistema de dessalinização da água do mar para abastecimento do viajante solitário.



Mais Notícias FOTOVOLT



GreenYellow e Enerzee miram telhados solares em comércio e indústria

Ideia é encontrar novos modelos de geração descentralizada, com meta de 30 MWp até o fim do ano.

02/05/2024


Preço médio da energia solar cai 5% no primeiro trimestre

Acompanhamento da Solfácil aponta valor médio como o menor já registrado, de R$ 2,76/Wp.

02/05/2024