Para expandir sua cobertura de telefonia celular 4G a todos os municípios brasileiros até 2023, a operadora TIM está implementando sites off-grid, com microusinas solares fotovoltaicas integradas com baterias de lítio, em locais onde há difícil acesso à energia elétrica.

A energia solar gerada pelas usinas alimenta torres, antenas e estações rádio-base. Os dois primeiros sites off-grid estão localizados em São Paulo e foram ativados, em parceria com a empresa Highline, em fevereiro deste ano. O primeiro fica em Presidente Bernardes, a 578 quilômetros da capital paulista, e fornece cobertura 4G para parte da Rodovia Castelo Branco, no trecho entre as cidades de Presidente Prudente e Presidente Venceslau. O outro fica em General Salgado, a 80 quilômetros de Araçatuba, no centro-oeste paulista, atendendo a Rodovia SP 463.

Outros 13 sites off-grid também estão em fase de implementação nos estados de São Paulo (ainda com a Highline), em Santa Catarina, Pará e Acre (em parceria com IHS e Winity). A estimava é a de que, ao término dessa fase, a TIM gere com essas usinas 15 MWh ao ano. A solução off-grid poderá ter ocupação física máxima entre 16 a 24 m², para uma autonomia superior a 36 horas.



Mais Notícias FOTOVOLT



GreenYellow e Enerzee miram telhados solares em comércio e indústria

Ideia é encontrar novos modelos de geração descentralizada, com meta de 30 MWp até o fim do ano.

02/05/2024


Preço médio da energia solar cai 5% no primeiro trimestre

Acompanhamento da Solfácil aponta valor médio como o menor já registrado, de R$ 2,76/Wp.

02/05/2024