A operadora de infraestrutura de telecomunicações American Tower inaugurou uma miniusina solar FV de 1,7 MWp com planos de atender, com expansão em curso e em geração distribuída por autoconsumo remoto, a 100% do consumo de sua rede de fibra óptica em Minas Gerais.  

A usina, desenvolvida em parceria com a empresa CGC, está conectada em Frutal, no Triângulo Mineiro, e conta com 4920 painéis, com planejamento imediato de ser ampliada para 3 MWp, segundo informou a American Tower, empresa de origem norte-americana e que adquiriu há alguns anos a rede de fibra óptica da Cemig Telecom.

A expansão da usina permitirá que a empresa atenda totalmente a demanda de consumo da rede da operação de fibra óptica em 2021, com energia excedente para o uso compartilhado com clientes. Segundo a empresa, a instalação poderá ser compartilhada em soluções específicas onde haja sinergia com a parte de energia.

Além da rede neutra de fibra óptica, a geração da usina atenderá a outras soluções da empresa. Recentemente, a empresa expandiu sua rede de fibra óptica neutra em Minas Gerais com a ampliação da cobertura de rede abrangendo 15 novas localidades, somadas ao crescimento de cobertura de rede nas cidades, que atualmente representam mais de 17 mil km de rede óptica construída. O portfólio da empresa conta com mais de 19 mil sites de comunicações no Brasil, a operação de fibra óptica em Minas Gerais e uma rede nacional para internet das coisas (IoT).



Mais Notícias FOTOVOLT



Petrobras vai implantar usinas solares em refinarias de petróleo

Com potência total instalada de 48 MW, UFVs serão instaladas na Regap, Rnest e Replan.

25/04/2024


White Martins vai produzir hidrogênio verde em Jacareí

A planta de 5 MW vai ter ainda gasoduto para fornecimento do produto à Cebrace.

25/04/2024


EUA disponibilizam US$ 7 bi para solar em comunidades carentes

Projeto Solar For All deve beneficiar 1 milhão de residências e faz parte da Lei de Redução da Inflação.

25/04/2024