Foi conectada na China a segunda maior usina solar fotovoltaica do mundo, na região noroeste do país, em área desértica da província de Qinghai. Com 2,2 GW de potência instalada, a usina da estatal chinesa Huanghe Hydropower Development só perde em capacidade para a indiana Bhadia Solar Park, com 2,5 GW, cuja instalação integral foi concluída no fim de 2019.

Com investimento total de US$ 2,2 bilhões, a usina é integrada com sistema de armazenamento de energia de 202,86 MW/MWh de capacidade e foi conectada a uma linha de ultra-alta tensão de corrente contínua (UATCC) de 800 kV, que faz a transmissão da energia do oeste da China para o densamente povoado leste do país. A construção da usina foi iniciada em novembro de 2019 e concluída em setembro e o sistema de armazenamento levou quatro meses para ser instalado.

A linha de UATCC, de 1600 quilômetros, tem capacidade de transmissão de 8 GW. O projeto, que inclui as duas estações conversoras, foi concebido para maximizar o consumo de energia renovável, pois os recursos solares na China são distribuídos de forma desigual por região. A meta do país é reforçar a agenda de transição energética e desenvolver economicamente a região oeste com os empreendimentos.

Os módulos da usina solar em Qinghai são monocristalinos bifaciais, mas o fabricante ou fabricantes não foram revelados pelos empreendedores. A Sungrow forneceu 900 MW de inversores modelo SG250HX 1500 V, cuja tecnologia permitiu a adoção de função de gerenciamento de energia de submatriz incorporada que pode ser usada para controlar a saída de energia solar e de armazenamento, permitindo mais precisão das previsões da geração solar.



Mais Notícias FOTOVOLT



Petrobras vai implantar usinas solares em refinarias de petróleo

Com potência total instalada de 48 MW, UFVs serão instaladas na Regap, Rnest e Replan.

25/04/2024


White Martins vai produzir hidrogênio verde em Jacareí

A planta de 5 MW vai ter ainda gasoduto para fornecimento do produto à Cebrace.

25/04/2024


EUA disponibilizam US$ 7 bi para solar em comunidades carentes

Projeto Solar For All deve beneficiar 1 milhão de residências e faz parte da Lei de Redução da Inflação.

25/04/2024