A geradora privada SPIC Brasil e o Cepel - Centro de Pesquisas de Energia Elétrica assinaram contrato de desenvolvimento de projeto de P&D Aneel para criação de projeto conceitual de engenharia de uma planta integrada e multipropósito de hidrogênio verde (H2V) e amônia verde. O projeto é resultado de memorando de entendimento assinado em 2020 entre a SPIC Brasil, o Cepel e o instituto chinês de pesquisa SNPDRI, para troca de experiências em projetos de energia inteligente.

A iniciativa visa principalmente avaliar a economicidade de soluções de H2V para aplicações reais em diferentes condições e escalas. Com base em cerca de duas décadas de experiência em tecnologias do hidrogênio, participação em outros projetos de P&D Aneel no tema e atuação em áreas associadas, como células a combustível, armazenamento de energia, integração energética e geração fotovoltaica, o Cepel vai liderar o projeto.

O projeto de P&D terá duração de 18 meses, a contar do primeiro dia de abril, e será desenvolvido em seis etapas, englobando fundamentação e contextualização; concepção de engenharia e modelagem básica da planta; análise de cadeias de insumos e produtos da planta; estudos de avaliação técnica e econômica e de integração material e energética; modelagem avançada, análises de otimização e gerenciamento da planta; e desenvolvimentos e simulações com EMS.

A SPIC Brasil poderá utilizar o conhecimento produzido pela pesquisa para desenvolver e refinar projetos da empresa que envolvem H2V, para atendimento de demandas futuras e criação de oportunidades de mercado. “Analisamos várias alternativas para esse projeto. O caminho que definimos com o Cepel é resultado da convergência de interesses e de resultados, mas que também aposta na originalidade e no desenvolvimento de novas tecnologias”, avalia Adriana Waltrick, CEO da SPIC Brasil.



Mais Notícias EM



Statkraft vai investir R$ 926 milhões em usinas híbridas na Bahia

A estatal norueguesa usará recursos para implantar complexo solar e baterias junto a parques eólicos

03/05/2024


ONS prevê cenário de carga mais alta no fim de maio

Boletim do PMO projeta crescimento no SIN de 5,5% e em todos os subsistemas

03/05/2024


Eletrobras assina MoU para projetos de H2V no Maranhão

Meta é fornecer energia renovável para projetos de hidrogênio verde que serão instalados no estado maranhense

03/05/2024