A Eletrobras assinou mais um memorando de entendimento (MoU, na sigla em inglês) para desenvolver tecnologias para produção de hidrogênio verde. No dia 29 de abril, foi assinado acordo com o governo do Maranhão. A meta é suprir com projetos de energia renovável a cadeia de produção de hidrogênio de baixo carbono em futuros projetos industriais no estado.

Além de contar com o Programa Estadual de Hidrogênio Verde (PEH2V), lançado recentemente, o estado maranhense tem malha ferroviária, porto voltado para o Atlântico e linhas de transmissão e subestações da Eletrobras Eletronorte.

O acordo é uma sequência de ações da Eletrobras para se preparar para o mercado de H2V. No final de 2023, a planta de hidrogênio renovável da usina hidrelétrica de Itumbiara, operada pela Eletrobras Furnas, na fronteira dos estados de Minas Gerais e Goiás, obteve a primeira certificação brasileira de hidrogênio renovável da CCEE - Câmara de Comercialização de Energia Elétrica. A produção acumulada chegou ao final de 2023 a 2 toneladas.

Em Itumbiara, estão sendo desenvolvidos três projetos: um que estuda novas tecnologias para produção de hidrogênio; outro referente à operação e manutenção, envolvendo capacitação de mão de obra; e, por fim, um projeto de armazenamento em baterias. Em março, a empresa também assinou MoU com a Paul Wurth, de Luxemburgo, para parceria no mercado de produção e utilização de hidrogênio verde em processos industriais.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025