A Eletrobras assinou mais um memorando de entendimento (MoU, na sigla em inglês) para desenvolver tecnologias para produção de hidrogênio verde. No dia 29 de abril, foi assinado acordo com o governo do Maranhão. A meta é suprir com projetos de energia renovável a cadeia de produção de hidrogênio de baixo carbono em futuros projetos industriais no estado.

Além de contar com o Programa Estadual de Hidrogênio Verde (PEH2V), lançado recentemente, o estado maranhense tem malha ferroviária, porto voltado para o Atlântico e linhas de transmissão e subestações da Eletrobras Eletronorte.

O acordo é uma sequência de ações da Eletrobras para se preparar para o mercado de H2V. No final de 2023, a planta de hidrogênio renovável da usina hidrelétrica de Itumbiara, operada pela Eletrobras Furnas, na fronteira dos estados de Minas Gerais e Goiás, obteve a primeira certificação brasileira de hidrogênio renovável da CCEE - Câmara de Comercialização de Energia Elétrica. A produção acumulada chegou ao final de 2023 a 2 toneladas.

Em Itumbiara, estão sendo desenvolvidos três projetos: um que estuda novas tecnologias para produção de hidrogênio; outro referente à operação e manutenção, envolvendo capacitação de mão de obra; e, por fim, um projeto de armazenamento em baterias. Em março, a empresa também assinou MoU com a Paul Wurth, de Luxemburgo, para parceria no mercado de produção e utilização de hidrogênio verde em processos industriais.



Mais Notícias EM



EPE propõe baterias e reforço de rede no Acre

Estudo indica BESS grid-forming e nova transmissão em 230 kV.

26/01/2026


AXIA usa sistema para monitorar vegetação na transmissão

Metodologia combina IA e LiDAR em 74,7 mil km de linhas.

26/01/2026