A estatal norueguesa de energia Statkraft vai investir R$ 926 milhões para a implantação do complexo Sol de Brotas, no interior da Bahia, nos municípios de Brotas de Macaúbas, Uibaí e Ibipeba. O projeto vai transformar os dois empreendimentos eólicos já existentes na região, Ventos de Santa Eugênia e Morro do Cruzeiro, em complexos híbridos, com a inclusão da geração solar. Juntos, eles terão capacidade de 275 MW.

Desenvolvido pela própria empresa, o projeto terá também sistema de armazenamento de energia com baterias (BESS, na sigla em inglês), que utilizará o mesmo ponto de conexão da eólica e solar. A previsão é que a construção do projeto híbrido em Morro do Cruzeiro comece no final de maio, com a mobilização do canteiro de obra.

As obras começarão em junho, com previsão de conclusão para agosto de 2025. Já em Ventos de Santa Eugênia, a construção deve começar em julho, com previsão de término em novembro de 2025. Na fase da construção, a empresa prevê gerar 1,5 mil empregos.

Localizado em Uibaí e Ibipeba, na Bahia, o complexo eólico Ventos de Santa Eugênia é considerado o maior empreendimento eólico do grupo norueguês fora da Europa, com área de 489,18 hectares, onde estão localizados os 14 parques eólicos, totalizando 91 aerogeradores de 5,7 megawatts de potência cada. A produção de energia renovável deve atingir 2.300 GWh por ano, o suficiente para abastecer 1,17 milhão de residências brasileiras.

Já o Morro do Cruzeiro, ainda em construção, será composto por dois projetos eólicos, com 14 turbinas e capacidade instalada de 79,8 MW. Dadas as condições de vento na região, o complexo deve gerar 386 GWh por ano, o suficiente para abastecer mais de 190 mil residências.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025