Em projeto de P&D Aneel de Furnas, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e a empresa de engenharia e tecnologia Radix estão desenvolvendo um sistema de monitoramento inteligente dos ativos de transmissão da estatal. O propósito é reduzir gastos com manutenção, além de garantir mais segurança e estabilidade ao sistema.

Com capacidade de fazer análise antecipada das falhas nos equipamentos, o projeto vai permitir a classificação dos eventos para evitar danos futuros, com possibilidade de planejamento das manutenções. O projeto utiliza tecnologias de inteligência artificial para desenvolvimento de uma plataforma que poderá beneficiar outras empresas do setor elétrico.

A PUC-Rio está desenvolvendo os modelos de inteligência artificial de aprendizado de máquina (machine learning) e a Radix é responsável pela especificação, desenvolvimento e implantação da plataforma computacional em nuvem, além da construção de uma base de dados corporativos (datalake) a partir da coleta, armazenamento e tratamento de dados dos sistemas preexistentes na empresa.

Para que o sistema se torne amigável aos operadores, a Radix também está desenvolvendo dashboards para apresentação dos resultados da plataforma. “É um projeto de dados para a área de transmissão de Furnas, onde vamos criar e manter o ambiente no qual os modelos criados pela PUC-RJ serão alimentados com as informações necessárias para funcionar de forma qualitativa, atendendo a todas as necessidades da empresa de energia”, afirma o gerente da Radix, Flávio Loução.



Mais Notícias EM



Statkraft vai investir R$ 926 milhões em usinas híbridas na Bahia

A estatal norueguesa usará recursos para implantar complexo solar e baterias junto a parques eólicos

03/05/2024


ONS prevê cenário de carga mais alta no fim de maio

Boletim do PMO projeta crescimento no SIN de 5,5% e em todos os subsistemas

03/05/2024


Eletrobras assina MoU para projetos de H2V no Maranhão

Meta é fornecer energia renovável para projetos de hidrogênio verde que serão instalados no estado maranhense

03/05/2024