A Celesc, empresa de energia de Santa Catarina, adquiriu três conjuntos com estruturas de emergência para recomposição provisória de suas redes de transmissão de energia com tensão de 69 kV e 138 kV. Sob investimento total de R$ 3,8 milhões, cada conjunto é composto por um contêiner e seis estruturas, com 18 torres de emergência e outros componentes.

A ideia do investimento é permitir que a Celesc tenha condições de montar uma estrutura provisória de emergência para restabelecer o fornecimento de energia, em caso de eventos climáticos, como tornados e tempestades que afetam as redes de transmissão do estado em algumas épocas do ano.  As estruturas dão mais agilidade ao atendimento, até que a correção definitiva seja concluída. O tempo de recomposição da rede atingida dependerá das condições exigidas em cada situação, como localização e tipo de solo, mas será menor do que as medidas permanentes.

Os três conjuntos com estruturas de emergência foram alocados em áreas distintas do estado. Uma ficará no núcleo do meio oeste do estado (Numos), onde várias vezes houve ocorrências graves, como em 2021, quando um tornado passou pela região e  interrompeu a energia elétrica em vários municípios. Os outros dois conjuntos foram para Blumenau e Florianópolis.



Mais Notícias EM



Statkraft vai investir R$ 926 milhões em usinas híbridas na Bahia

A estatal norueguesa usará recursos para implantar complexo solar e baterias junto a parques eólicos

03/05/2024


ONS prevê cenário de carga mais alta no fim de maio

Boletim do PMO projeta crescimento no SIN de 5,5% e em todos os subsistemas

03/05/2024


Eletrobras assina MoU para projetos de H2V no Maranhão

Meta é fornecer energia renovável para projetos de hidrogênio verde que serão instalados no estado maranhense

03/05/2024