A Algar Telecom criou uma solução de Internet das Coisas (IoT) para promover eficiência em empresas de todos os portes. A tecnologia foi desenvolvida por seu centro de pesquisas e inovação, o Brain, em Uberlândia (MG), em parceria com a startup Hephaenergy, de Recife (PE).

O sistema Utilities Control agrega controle inteligente do consumo de energia e tem calculadora para acompanhar as emissões de CO2 da empresa (validada pela consultoria Green Domus). Por meio de sensores instalados em pontos de consumo, há controle e monitoramento das utilidades das empresas: climatização (temperatura e umidade de ar-condicionado), refrigeração (temperatura, umidade, abertura e fechamento de portas de balcões refrigerados, freezers e câmaras frias) e quadros de energia (consumo, tensão e corrente).

Segundo a Algar, os dados de consumo captados pelos sensores são enviados para a nuvem, o que faz com que as informações sejam organizadas em um painel de gestão (dashboard) e em aplicativo de celular (iOS e Android). Isso permite o monitoramento dos equipamentos em tempo real.



Mais Notícias EM



Statkraft vai investir R$ 926 milhões em usinas híbridas na Bahia

A estatal norueguesa usará recursos para implantar complexo solar e baterias junto a parques eólicos

03/05/2024


ONS prevê cenário de carga mais alta no fim de maio

Boletim do PMO projeta crescimento no SIN de 5,5% e em todos os subsistemas

03/05/2024


Eletrobras assina MoU para projetos de H2V no Maranhão

Meta é fornecer energia renovável para projetos de hidrogênio verde que serão instalados no estado maranhense

03/05/2024