Entrou em operação na última semana, em São Miguel do Iguaçu, no Paraná, uma  microrrede elétrica em uma propriedade rural, a Granja Colombari, de suinocultura, que abastecerá o local e outras três unidades consumidoras vizinhas. Trata-se de iniciativa pioneira, que garante segurança energética em ambiente rural.

Com a implantação da microrrede, em uma eventual falha no sistema de distribuição da Copel, a unidade geradora a biogás será isolada de forma automática do sistema e poderá alimentar a área durante o período de contingência. Um teste da operação de ilhamento da região foi realizado com sucesso em agosto. O projeto levou três anos e foi viabilizado por um protocolo de intenções firmado entre a concessionária de distribuição, a Copel, e a usina binacional Itaipu.

No momento está sendo celebrado um acordo de operação entre o cliente autogerador, o Parque Tecnológico de Itaipu e a Copel, para estabelecer os procedimentos operativos e garantir a segurança. O Centro Internacional de Energias Renováveis, o CiBiogás, de Foz do Iguaçu, também é parceiro da iniciativa. Na Granja Colombari há uma usina de geração de energia a biogás dos dejetos suínos com potência instalada de 75 kW, que suprirá a microrrede quando for necessário.



Mais Notícias EM



Statkraft vai investir R$ 926 milhões em usinas híbridas na Bahia

A estatal norueguesa usará recursos para implantar complexo solar e baterias junto a parques eólicos

03/05/2024


ONS prevê cenário de carga mais alta no fim de maio

Boletim do PMO projeta crescimento no SIN de 5,5% e em todos os subsistemas

03/05/2024


Eletrobras assina MoU para projetos de H2V no Maranhão

Meta é fornecer energia renovável para projetos de hidrogênio verde que serão instalados no estado maranhense

03/05/2024