Um programa para atestar a qualidade de plásticos reciclados oriundos de peças para veículos foi iniciado pelo Aimplas – Instituto Tecnológico del Plástico (Espanha). Trata-se de um projeto chamado “Surftop”, que visa contribuir para que resinas recicladas sejam reinseridas na produção de autopeças, desde que elas apresentem propriedades que estejam de acordo com os requisitos estabelecidos pela indústria automotiva.

 

O projeto de pesquisa e desenvolvimento, que é financiado pelo Instituto Valenciano de Competitividade e Inovação (IVACE+i) e fundos FEDER, consiste na elaboração e execução de pesquisas para analisar a qualidade de plásticos reciclados provenientes de, por exemplo, painéis, para-choque, revestimento interno de portas e peças do motor, entre outros.

 

Nesse sentido, o instituto vai trabalhar para garantir que as novas peças feitas com resinas recicladas apresentem propriedades de superfície como cor, brilho e rugosidade que permitam a elas receberem textura e/ou pintura, e também que estejam de acordo com os requisitos de qualidade do ar no interior de veículos (VIAQ), conforme as normas estabelecidas pelos fabricantes de automóveis.

 

As atividades relacionadas ao programa incluem a análise de propriedades de plásticos reciclados no que tange à sua resistência ao desgaste e ao impacto, assim como ao seu comportamento em casos de ocorrência de arranhões na superfície e ação de agentes químicos.

 

Foi informado à imprensa que os trabalhos também têm como objetivo garantir que as peças fabricadas com resinas recicladas apresentem baixas emissões de compostos orgânicos voláteis (VOCs), ao passo que os materiais não devem apresentar odores típicos de resíduos reciclados, de forma a atender às exigências dos fabricantes.

 

O Aimplas pode ser contatado pelo seu site. Na seção Reciclagem da nova edição digital de Plástico Industrial você confere mais notícias do setor. 

________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________

 

Imagens: Aimplas.

 

Mais conteúdo:

 

Kraiburg lança TPE com 73% de conteúdo reciclado

 

Acabamento interno de veículos. Parece madeira, mas é plástico

 

#Aimplas #Surftop #PlásticoIndustrial #ResinasRecicladas



Mais Notícias PI



Aplicações do mercado brasileiro na NPE

Produtos desenvolvidos com materiais sustentáveis da UBQ para o mercado brasileiro serão expostos na feira NPE, que acontece em maio, nos Estados Unidos.

16/04/2024


Coletar 60 mil quilos de plásticos no Brasil é meta de empresas parceiras

A Lord e a Plastic Bank Brasil fizeram um acordo para promover um programa de bonificação para catadores de resíduos plásticos na Região Sudeste.

16/04/2024


Reciclagem e destinação de resíduos serão tema de evento

Nova edição do evento criado na Escola Politécnica da USP vai reunir especialistas em gestão e reaproveitamento de resíduos sólidos.

16/04/2024