Está programado para acontecer de 18 a 22 de março de 2024 a primeira edição em português do treinamento “Segurança funcional em máquinas”, que será ministrado pela Schmersal Brasil em sua sede no município de Boituva (SP). Trata-se de um curso autorizado pela TÜV Rheinland – Functional Safety of Machinery, Training Course with FS Engineer (TÜV Rheinland) Certificate.

 

As aulas serão compostas por sessões que reunirão conteúdo teórico e prático sobre procedimentos de segurança no chão de fábrica, principalmente a respeito de segurança geral de máquinas com base na norma ISO 12100 e segurança funcional de acordo com as normas ISO 13849 e IEC 62061.

 

Além disso, serão realizadas aulas e debates sobre regulamentações internacionais, nível de integridade de segurança (SIL), os conceitos básicos de apreciação de risco e serão abordados tópicos sobre equipamentos de proteção, entre outros temas.

 

Conforme informações fornecidas à imprensa, João Paulo Bernardes, especialista em segurança de máquinas e atmosferas explosivas da Schmersal Brasil, será responsável pela realização do curso. Ele comentou mais sobre o treinamento e a respeito da importância da capacitação na área de segurança industrial: “Essa certificação é exigida, principalmente, por multinacionais que buscam por especialistas na área. Desde 2019, a segurança funcional, conforme a norma ABNT NBR ISO 13849, foi introduzida no texto da NR-12, legislação nacional sobre segurança de máquinas e equipamentos e, ainda hoje, tem seu conhecimento pouco difundido no País”.

 

 

O endereço da sede da Schmersal Brasil é: Avenida Brasil, 815, Jardim Esplanada, Boituva – SP – 18557-000.

 

Mais informações podem ser obtidas aqui. Confira também um artigo técnico sobre capacitação de transformadores de plásticos para a fabricação de produtos médicos, além da seção Produtos, que traz informações sobre EPIs e equipamentos para linhas de produção.

_________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

_________________________________________________________________________________

Imagem: Pvproductions, Freepik.

 

Mais conteúdo:

 

PiovanGroup fortalece sua divisão de resfriamento de processos industriais

 

Excesso de umidade no ar, um vilão no setor dos plásticos

 

#Schmersal #TÜVRheinland #PlásticoIndustrial #Segurança

 

 

 

 



Mais Notícias PI



Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Reciclagem e destinação de resíduos serão tema de evento

Nova edição do evento criado na Escola Politécnica da USP vai reunir especialistas em gestão e reaproveitamento de resíduos sólidos.

16/04/2024


Inscrições abertas para bolsas de estudo com foco na indústria

Concurso de bolsas de estudo do programa Inova Talentos abrange áreas como engenharia de materiais e engenharia mecânica.

09/04/2024