A alemã Kraiburg, representada no Brasil pela Apta (Estância Velha, RS), lançou uma nova linha de elastômeros termoplásticos (TPEs) que contém pelo menos 73% de conteúdo reciclado. Denominada Recycling Content TPE for Automotive, a série foi desenvolvida para uso em itens técnicos na indústria automotiva. As primeiras aplicações resultaram do acordo com a Tessi Supply, que utilizará os materiais para produzir itens do interior e tapetes, em resposta ao apelo por sustentabilidade na cadeia de valor envolvida na fabricação de veículos.

 

As novas propostas de regulamentação da União Europeia sobre a concepção de automóveis, por exemplo, visam uma média de material reciclado de 25% por carro, incluindo 6,25% provenientes de reciclados pós-consumo (PCR)

 

Combinação de várias matérias-primas recicladas, com uma classificação de dureza que vai de 20 a 95 Shore A, o novo composto tem pegada de carbono 25% inferior ao seu equivalente virgem e vai substituir a linha para acabamento de interiores PIR TPE (reciclado pós-industrial) em 2024. Inicialmente estará disponível para clientes na região que compreende Europa, Oriente Médio e África (EMEA), a exemplo da Tessi Supply, de origem chinesa, que o escolheu para produzir componentes e tapetes para vários modelos de automóveis.


 

Além do novo Recycling Content TPE for Automotive, o portfólio da Kraiburg TPE possui uma série de materiais com alto conteúdo de PCR e PIR para aplicações automotivas, de consumo, eletrônicos de consumo, itens vestíveis (wearables) e industriais.


 

Mais notícias sobre materiais reciclados na seção Reciclagem da Plástico Industrial.

 

 

 __________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________________

 

Imagem: Kraiburg


 

Leia também:


 

Additiva passa a distribuir pigmentos da Heubach


 

Compostos e Arkema firmam parceria no fornecimento de polímeros especiais


#KraiburgTPE

#AptaResinas

 

 

 

 

 



Mais Notícias PI



Na NPE: reciclados pós-consumo de grau alimentício.

As unidades de negócios da Starlinger vão exibir na feira NPE equipamentos para a produção de PP, PE, PS e PET reciclados para contato com alimentos.

22/04/2024


Dispersões de grafeno melhoram o PP reciclado

Testes realizados pela empresa gaúcha Degrad mostraram que o grafeno pode melhorar propriedades mecânicas do polipropileno reciclado.

24/04/2024


Coletar 60 mil quilos de plásticos no Brasil é meta de empresas parceiras

A Lord e a Plastic Bank Brasil fizeram um acordo para promover um programa de bonificação para catadores de resíduos plásticos na Região Sudeste.

16/04/2024