A Associação Europeia de Fabricantes de Máquinas para Plásticos e Borracha (EUROMAP) publicou um rascunho da nova norma de segurança otimizada para máquinas conectadas (EUROMAP 81.2), com recomendações sobre a interface usada para a troca de dados de segurança operacional nesse tipo de instalação típico do conceito de indústria 4.0.

 

Esta interface deverá ser comum a todas as máquinas fabricadas na Europa ou em outros países que sigam a recomendação europeia, enquanto os dados relativos a sinais que não sejam relevantes para a segurança operacional continuam a seguir padrões como o OPC-UA.

 

A nova proposta de interface de comunicação entre máquinas conectadas “A e B” – sendo a máquina A uma injetora e a máquina B um robô, por exemplo – estabelece requisitos como:

 

- Todas as máquinas devem dispor de dispositivos de parada de emergência;

- o acionamento do dispositivo de parada na máquina “A” deve provocar também a parada da máquina “B”;

- a máquina “A” deve ser equipada com um dispositivo de segurança com controle integrado da máquina “B”.

 

A principal alteração em relação ao projeto anterior (81.1) é a extensão do caderno de especificações para o uso de dois dispositivos de segurança separados (por exemplo, parte frontal e traseira da máquina), cujos dados podem agora ser transmitidos por uma única interface. Para este tipo de projeto de máquina, torna-se necessário o uso da versão 81.2 da norma, cujo rascunho (em inglês) está disponível para download gratuito aqui.

 

Comentários e contribuições serão aceitos até o dia 1º de maio e deverão ser encaminhados à comissão técnica, aos cuidados de Dr. Mikula Thiem, pelo e-mail mikula.thiem@vdma.org.

 

 

Saiba mais sobre automação, conectividade e robótica aplicados à transformação de plásticos na seção Indústria 4.0 no portal da Plástico Industrial.

 

 

 _________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

__________________________________________________________________________________



 

 

 

Imagem: macrovector/Freepik

 

 

Leia também:

 

Startup quer tornar a robótica colaborativa mais acessível

 

Pesauisa mostra aumento da adoção de IA na indústria em 2022

 

 

#Euromap



Mais Notícias PI



Locação de dispositivos móveis corporativos

Serviços de locação de smartphones e tablets industriais são oferecidos pela Simpress. Os dispositivos contam com sistema de segurança em caso de roubo ou perda.

16/04/2024


Software de realidade aumentada para processos robotizados

Recursos que permitem a simulação de processos complementares à transformação de plásticos realizados por robôs industriais podem ser acessados por um software lançado pela Kuka. E também por um aplicativo gratuito disponível para smartphones e tablets.

19/03/2024


Indústria 4.0 e segurança de máquinas são temas de livro

Normas de segurança de máquinas industriais e boas práticas para a implantação de sistemas para impedimento de ataques cibernéticos são alguns dos temas tratados na obra.

19/03/2024