A francesa Sidel, com subsidiária brasileira em São Paulo (SP), anunciou o desenvolvimento de um sistema de controle da espessura de garrafas de poli(tereftalato de etileno) (PET) chamado IntelliADJUST™, que funciona em circuito fechado. Baseado no uso de sensores industriais e algoritmos, elementos típicos do ambiente da indústria 4.0, ele garante a distribuição uniforme do material durante o processo de injeção-sopro e regula os principais parâmetros do processo de estiramento e aquecimento para evitar a distribuição desigual do material.

 

 

São feitas medições de espessura da parede com alta precisão, nos pontos mais representativos de cada garrafa (foto ao lado), usando quatro sensores interferométricos que operam com base na reflexão de luz infravermelha. Localizados no compartimento de transferência das garrafas, eles podem ser ajustados para atuar em três eixos (X, Y e Z), operando sob velocidades de até 90.000 garrafas por hora, comparando continuamente as medições de espessura com a distribuição esperada do material e ajustando automaticamente o processo em caso de desvio.

 

Todos os parâmetros IntelliADJUST™ são diretamente integrados a cada receita de trabalho constante das configurações da máquina, dispensando rotinas de calibração e permitindo a partida imediata após as trocas de moldes, adaptando automaticamente o posicionamento e os processos do sensor de acordo com cada receita.

 

Stéphane Menard, Gerente de Produto da Sidel, explicou que o IntelliADJUST™ mede a espessura da garrafa na linha, analisa e ajusta os parâmetros para garantir uma qualidade consistente, compensando quaisquer variações da linha de produção por meio de algoritmos que identificam desvios de espessura e corrigem automaticamente os parâmetros de aquecimento e sopro para garantir uma qualidade consistente e sem interrupções.

 

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

__________________________________________________________________________________



 


 

Imagens: Sidel


 


 

Leia também:


Robô industrial desenvolvido no Brasil

 

Injetoras com IA

 

 

#Sidel

#sopro

#indústria40



Mais Notícias PI



Locação de dispositivos móveis corporativos

Serviços de locação de smartphones e tablets industriais são oferecidos pela Simpress. Os dispositivos contam com sistema de segurança em caso de roubo ou perda.

16/04/2024


Software de realidade aumentada para processos robotizados

Recursos que permitem a simulação de processos complementares à transformação de plásticos realizados por robôs industriais podem ser acessados por um software lançado pela Kuka. E também por um aplicativo gratuito disponível para smartphones e tablets.

19/03/2024


Indústria 4.0 e segurança de máquinas são temas de livro

Normas de segurança de máquinas industriais e boas práticas para a implantação de sistemas para impedimento de ataques cibernéticos são alguns dos temas tratados na obra.

19/03/2024