Um consórcio formado entre a Braskem e a Universidade de São Paulo (USP) – do qual também participam o Research Centre for Greenhouse Gas Innovation (ou Centro de pesquisa para inovação em gases de efeito estufa) (RCGI) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – vai promover pesquisas para o desenvolvimento de tecnologias que poderão contribuir para o reaproveitamento de dióxido de carbono (CO2) gerado em operações realizadas na indústria petroquímica.

 

Conforme foi informado à imprensa, este projeto tem o desenvolvimento e a produção de soluções químicas como um de seus pilares. Trata-se de um programa que vai reunir equipes de diferentes áreas ligadas ao setor de plásticos, as quais participarão de trabalhos em que serão aplicados conhecimentos multidisciplinares.

 

Um dos objetivos, no que tange à obtenção de novas soluções químicas, é reutilizar o CO2 na produção de, por exemplo, olefinas e álcoois, entre outros. Além disso, os estudos serão direcionados para a criação e/ou aperfeiçoamento de processos produtivos visando à redução de emissões de gases, eficiência energética, diminuição e eliminação de desperdício de matérias-primas. Isso inclui o desenvolvimento de tecnologias para a conversão do CO2 por meio de catálise e eletrocatálise.

 

 

A contribuição das partes envolvidas

 

De acordo com informações fornecidas à imprensa, a reunião da expertise de cada uma das partes envolvidas no projeto será fundamental para que os trabalhos avancem tanto em escala laboratorial quanto industrial.

 

Assim, a Braskem atuará compartilhando, por exemplo, o seu conhecimento sobre processos produtivos na indústria de transformação de resinas termoplásticas, ao passo que as equipes da USP e da UFSCar participarão da coordenação e do desenvolvimento dos estudos.

 

Gus Hutras, que é responsável pela área global de tecnologia de processos da Braskem, comentou mais sobre o consórcio: “Por meio desse novo projeto, a companhia expande a sua atuação junto com a área acadêmica e colabora com o fomento de novas pesquisas nacionais vinculadas a grandes instituições de ensino do Brasil. Esperamos que isso proporcione benefícios para a indústria”.
  

 

Imagem: Freepik. 

 

 

Leia também:

 

PET mais distante da rota petroquímica

 

Segundo trimestre é marcado por quedas no desempenho das petroquímicas

 

Poliuretano será obtido a partir de biomassa

 

#Braskem #Usp #UFSCar #RCGI #PI



Mais Notícias PI



Aplicações do mercado brasileiro na NPE

Produtos desenvolvidos com materiais sustentáveis da UBQ para o mercado brasileiro serão expostos na feira NPE, que acontece em maio, nos Estados Unidos.

16/04/2024


Coletar 60 mil quilos de plásticos no Brasil é meta de empresas parceiras

A Lord e a Plastic Bank Brasil fizeram um acordo para promover um programa de bonificação para catadores de resíduos plásticos na Região Sudeste.

16/04/2024


Reciclagem e destinação de resíduos serão tema de evento

Nova edição do evento criado na Escola Politécnica da USP vai reunir especialistas em gestão e reaproveitamento de resíduos sólidos.

16/04/2024