A japonesa Yamaha Motor anunciou o desenvolvimento de um polipropileno (PP) reciclado de alta qualidade que pode ser usado na carroceria de suas motocicletas. A empresa começará a utilizar a nova matéria-prima com os principais modelos urbanos de 2023, priorizando os mercados asiáticos.

O PP reciclado é composto de material pré-consumo (ou pós-industrial), com um histórico de fabricação rastreável e sem risco de conter substâncias nocivas ao meio ambiente. Alçado à condição de material de engenharia conforme os aditivos que recebe, o PP é usado em cerca de metade das peças de carroceria externa dos modelos da Yamaha. Já o material recém-desenvolvido oferece altos níveis de resistência e boa qualidade superficial em comparação com materiais reciclados convencionais, podendo ser usado também em áreas que requerem boas características estéticas.

Com a aplicação pioneira do PP reciclado, a empresa planeja aumentar a taxa de utilização desse material em motocicletas e gradualmente adotá-lo também em outras categorias de produtos.

O Plano Ambiental 2050 do Yamaha Motor Group estabelece que a empresa deve atingir a neutralidade de carbono em todas as suas atividades de negócios - incluindo toda a sua cadeia de suprimentos - até 2050. Para isso, foi estabelecida uma meta de uso de materiais 100% sustentáveis até 2050, o que abre horizontes para o uso de materiais reciclados.

 

 

Imagem (Yamaha) : Modelo Gear 125, para o mercado da Indonésia

 

 

Leia também:

 

 

Reciclagem e valorização de resíduos em discussão

 

Acordo coloca a reciclagem química na rota do polipropileno

 

 

#Yamaha

##reciclado

 

 



Mais Notícias PI



Na NPE: reciclados pós-consumo de grau alimentício.

As unidades de negócios da Starlinger vão exibir na feira NPE equipamentos para a produção de PP, PE, PS e PET reciclados para contato com alimentos.

22/04/2024


Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024