Um levantamento feito pela Central de Custódia da Logística Reversa de Embalagens (São Paulo, SP), startup que monitora programas de logística reversa, mostrou que 287 mil toneladas de embalagens plásticas pós-consumo foram reinseridas no ciclo produtivo no Brasil, dentre mais de 1 milhão de toneladas de embalagens fabricadas em outros materiais contabilizadas pela empresa.

 

De acordo com dados coletados pela central, o volume total de embalagens pós-consumo que foram destinadas a processos produtivos, até o momento, é de aproximadamente 1.055.375,54 toneladas. Ainda segundo a empresa, essa quantidade de materiais equivale, em peso, a 300 estádios do porte do Maracanã (Rio de Janeiro, RJ).

 

A sondagem feita pela Central de Custódia também mostrou a quantidade de entidades gestoras de logística reversa que contribuíram para o retorno do grande montante de embalagens pós-consumo descartadas ao ciclo produtivo. Assim, foi percebida a participação de 27 entidades gestoras e 976 operadores, além de um montante composto por 605 profissionais distribuídos em cooperativas de reciclagem e associações de catadores e catadoras de materiais no País.

 

Ainda de acordo com a startup, as entidades gestoras computadas representam mais de 10.000 empresas com atuação em diversos setores como, por exemplo, fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de produtos acondicionados em embalagens plásticas e em versões fabricadas em outros materiais. O diretor de operações da Central de Custódia, Fernando Bernardes, comemorou o resultado obtido: “é uma grande satisfação chegarmos à marca de mais de 1 milhão de toneladas de embalagens verificadas em nosso sistema. Trouxemos a rastreabilidade sistêmica para o setor, atendendo a todos os requisitos relacionados à Política Nacional de Resíduos Sólidos e demais decretos reguladores”. Ele também comentou que, assim, foi possível “proporcionarmos segurança e minimizarmos os riscos existentes quanto à duplicidade na contabilização dos resultados, além de gerar adicionalidade à cadeia de reciclagem”.

 

 

Verificador consolidado

 

Algumas recentes mudanças ocorridas na legislação referente a processos de logística reversa de resíduos têm como premissa intensificar o monitoramento da destinação correta de plásticos e de outros materiais descartados. Uma delas diz respeito ao Decreto nº 11.413/2023, de 13 de fevereiro de 2023, que, em conformidade com publicação feita pelo Governo Federal, institui o Certificado de Crédito de Reciclagem de Logística Reversa, o Certificado de Estruturação e Reciclagem de Embalagens em Geral e o Certificado de Crédito de Massa Futura, no âmbito dos sistemas de logística reversa.

 

A partir dos resultados apresentados pela startup, ela passou a ser considerada a maior gestora de dados sobre logística reversa de embalagens na América Latina. A respeito deste assunto, Fernando comentou que, “somos um verificador consolidado não apenas junto ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), mas também junto à Serpro, empresa pública de tecnologia e segurança da informação. Também já disponibilizamos, desde o ano passado, dados referentes ao acesso ao sistema estabelecido pelo MMA, o que agora se tornou uma obrigatoriedade, sendo uma das competências do verificador estabelecidas pela nova legislação”.

 

Mais informações podem ser obtidas pelo site da empresa e pelo e-mail contato@centraldecustodia.com.br.

 

 

Imagem: Pixabay

 

Leia também:

 

Guia de fornecedores de resinas recicladas no Brasil

 

Sistema fornece dados sobre materiais em tempo real

 

Fabricação de autopeças usando PP expandido com conteúdo reciclado

 

#Sustentabilidade #Reciclagem #LogísticaReversa #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Na NPE: reciclados pós-consumo de grau alimentício.

As unidades de negócios da Starlinger vão exibir na feira NPE equipamentos para a produção de PP, PE, PS e PET reciclados para contato com alimentos.

22/04/2024


Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024