A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou no final de 2022 o projeto de Lei 209/2022, de autoria do deputado Jorge Wilson, que estabelece a obrigatoriedade do uso de uma porcentagem de material reciclado nas embalagens de poli(tereftalato de etileno) (PET) que acondicionam produtos comercializadas no Estado.

 

Em seu artigo 2, a lei estabelece o incremento gradual da proporção de material reciclado nas embalagens: “A embalagem PET de bebida deve incluir na sua composição no mínimo 20% de PET reciclado, valor esse que deverá ser aumentado em 2% por ano, até o valor de 30%, no prazo de dez anos contados da entrada em vigor dessa lei”.

 

Com prazo para entrada em vigor no prazo de um ano a partir da sua publicação, a nova lei tem o potencial de promover a atividade de reciclagem de garrafas PET no Estado de São Paulo.

 

Os índices de reciclagem do setor, de acordo com o 12º Censo da Reciclagem de PET no Brasil, realizado pela Associação Brasileira da Indústria do PET (Abipet) no final de 2022, registraram alta de 15,4% em relação a 2019, ano do último levantamento.

 

Detalhes do projeto de lei e da sua tramitação podem ser vistos aqui.

 

Imagem: Freepik

 

 

Leia também:

 

Leis estaduais criam melhor ambiente para a reciclagem

 

Reciclagem de PET em alta

 

Reciclagem avança por todo o Brasil

 

#reciclagemdePET

#PETreciclado



Mais Notícias PI



Aplicações do mercado brasileiro na NPE

Produtos desenvolvidos com materiais sustentáveis da UBQ para o mercado brasileiro serão expostos na feira NPE, que acontece em maio, nos Estados Unidos.

16/04/2024


Coletar 60 mil quilos de plásticos no Brasil é meta de empresas parceiras

A Lord e a Plastic Bank Brasil fizeram um acordo para promover um programa de bonificação para catadores de resíduos plásticos na Região Sudeste.

16/04/2024


Reciclagem e destinação de resíduos serão tema de evento

Nova edição do evento criado na Escola Politécnica da USP vai reunir especialistas em gestão e reaproveitamento de resíduos sólidos.

16/04/2024