A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) vai promover o curso “Aperfeiçoamento em tecnologia de plásticos” a partir do dia 2 de março de 2023. O treinamento, que será realizado em formato on-line, contará com dez módulos, nos quais serão abordados temas como, por exemplo, propriedades de materiais plásticos e avaliação do ciclo de vida de polímeros.

 

A UFSCar está promovendo um curso sobre polímeros e tecnologia que será realizado em formato on-line em 2023

O módulo um, denominado “Introdução aos polímeros”, segundo informações fornecidas pelo Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa), da UFSCar, vai tratar da estrutura molecular dos polímeros, de suas propriedades térmicas, massas molares e sua distribuição em polímeros, e também vai abordar o comportamento mecânico dos polímeros, assim como noções sobre a formulação e o processamento desses materiais.

 

Já nos módulos 4 e 5, denominados “Moldagem por injeção de termoplásticos, e “Blendas e compósitos poliméricos, respectivamente, serão abordados temas como a máquina injetora, o molde e a rosca; o ciclo de moldagem por injeção; reologia aplicada à moldagem por injeção: escoamento e estruturação morfológica; compósitos; micromecânica; processamento e caracterização de compósitos poliméricos; e processamento e caracterização de blendas poliméricas.


Também serão ministradas aulas a respeito de materiais para a fabricação de embalagens flexíveis multicamadas, produção de filmes multicamadas, co-extrusão e laminação, além de degradação e estabilização de polímeros. Os módulos também vão tratar de polímeros de biomassa, métodos de caracterização de impactos ambientais e manufatura aditiva (impressão 3D) no setor de transformação de polímeros.


Mais informações podem ser obtidas pelos e-mails leonardo@ufscar.br e demachef@ufscar.br.



 

Imagens: UFSCar/DEMa e Pixabay


 

 

Mais cursos do setor:

 

Próximos cursos do setor de plásticos

 

Como empreender no setor de plásticos

 

#UFSCar #Curso #OnLine #PI



Mais Notícias PI



Na NPE: reciclados pós-consumo de grau alimentício.

As unidades de negócios da Starlinger vão exibir na feira NPE equipamentos para a produção de PP, PE, PS e PET reciclados para contato com alimentos.

22/04/2024


Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024