O instituto alemão de pesquisas de mercado Ceresana divulgou a quarta edição de seu relatório sobre o mercado global de dióxido de titânio (TiO2), que pode ser adicionado como pigmento à formulação de resinas termoplásticas para produzir efeito de cor branca.

 

Mercado mundial de pigmentos brancos para plásticos é tema de estudo feito por instituição alemã

O estudo  traz dados que indicam que o uso deste material está ganhando cada vez mais espaço em áreas de desenvolvimento de agentes químicos para proteção de materiais contra a radiação ultravioleta. Isso inclui o ramo de revestimentos poliméricos e de fabricação de itens para usinas fotovoltaicas.

 

De acordo com a entidade, a edição atualizada do relatório Market Study: Titanium Dioxide (Ti02) – World Report (4th edition) foi dividida em quatro partes, as quais tratam de diferentes tópicos relacionados à produção, aplicação e consumo de dióxido de titânio no ramo de plásticos.

 

Resistência aos raios UV

 

O estudo mostrou que a principal aplicação do dióxido de titânio consiste na formulação de revestimentos, salientando que algumas das propriedades apresentadas pelo material, como alta resistência à radiação UV e maior índice de refração em relação a outros materiais, contribuem para que ele tenha destaque nesse segmento.

 

Também foi constatado que o consumo de dióxido de titânio no ramo de plásticos nos últimos anos foi bem expressivo. Em 2020, a cadeia produtiva deste setor na região Ásia-Pacífico correspondeu a aproximadamente 49% da demanda global, ao passo que a América do Norte representou 18% e a região da Europa Ocidental 14,4%.

  

Outros dados sobre pigmentos

 

A instituição divulgou outras informações sobre o conteúdo obtido por meio do estudo sobre o mercado global de dióxido de titânio. Ele é composto por dados referentes à cadeia produtiva de pigmentos baseados em TiO2, abrangendo alguns materiais de origem como ilmenita e rutilo, assim como intermediários: escória de titânio e rutilo sintético.

 

Perspectivas para o segmento até o ano de 2030 também constam do levantamento, que traz ainda informações sobre os principais players e estatísticas referentes à importação e exportação de pigmentos brancos para plásticos.

 

Mais informações podem ser obtidas aqui.

 

 

Imagem: Ceresana

 

 

Mais conteúdo sobre a área:

 

Ligas metálicas de alta resistência para manufatura aditiva chegam ao Brasil

 

Filamento de PLA simula aparência e textura de grama ou musgo

 

#PigmentosBrancos #Pesquisa #Mercado #PI

 

 


 



Mais Notícias PI



Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024


Pesquisa apontou aumento do consumo de embalagens flexíveis em 2023

Estudo realizado pela MaxiQuim a pedido da Abief mostrou que o consumo de embalagens plásticas flexíveis no Brasil aumentou em 2,5% em 2023 em relação a 2022. O consumo per capita de embalagens flexíveis no País no ano passado chegou à marca de 10,6 kg/habitante.

16/04/2024