Em fevereiro, a Braskem – companhia nacional fabricante de matéria-prima para o setor de plásticos – implementou a Ilha de Economia Circular em seu Centro de Inovação e Tecnologia de Triunfo (RS), um módulo criado para desenvolver e aprimorar a qualidade de resinas recicladas pós-consumo.

 

De acordo com as informações fornecidas pela companhia, o intuito das operações dessa área é desenvolver, aprimorar e testar resinas pós-consumo (PCR) com a meta de atingir cerca de um milhão de toneladas até o ano de 2030. Veja a seguir um vídeo sobre a implementação e operação da Ilha de Economia Circular da Braskem.

 

 

Na unidade são realizados os processos de moagem, secagem, mistura e formulação (aditivação), extrusão e granulação, bem como análises laboratoriais. A ideia é que a ilha possa auxiliar a companhia a ser mais rápida no desenvolvimento e na aplicação de novas tecnologias.

 

Para a Braskem, esse projeto contribui com sua meta de eliminação de resíduos plásticos e para o desenvolvimento de novos produtos, uma vez que é capaz de simular as condições de processo de seus parceiros e clientes a fim de melhorar a reprodutibilidade de peças com uso desses materiais.

(Foto: Braskem)

 

Conteúdo relacionado:

Investimento milionário voltado para a economia circular de plásticos

Lixo plástico marinho é reciclado e transformado em móveis



Mais Notícias PI



Na NPE: reciclados pós-consumo de grau alimentício.

As unidades de negócios da Starlinger vão exibir na feira NPE equipamentos para a produção de PP, PE, PS e PET reciclados para contato com alimentos.

22/04/2024


Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024