Adalberto Rezende, da redação.

 

 

Um investimento de R$ 6 milhões para a aquisição de novas máquinas de usinagem foi redirecionado para um programa de reparos em equipamentos industriais que já estavam em uso em uma planta industrial de fabricação de moldes, que integra o conglomerado da Grendene, com sede em Sobral (CE). Além disso, houve aumento da produtividade nesta fábrica graças a um estudo para a otimização de seus processos produtivos. 

Este foi o ponto de partida de um trabalho que envolveu o uso de métodos científicos, criatividade e pensamento crítico, temas abordados por Cesar Eduardo da Silva, engenheiro químico e especialista em gestão empresarial e desenvolvimento de projetos para a indústria, em seu livro “Cientista industrial”, publicado pela Learn Ltda., empresa da qual o autor é sócio-fundador.

 

Em entrevista concedida à Máquinas e Metais, Cesar comentou sobre o estudo de caso  mencionado acima, que é um dos mais de 2,5 mil projetos de otimização de processos produtivos reunidos na obra literária com 292 páginas, nas quais o leitor encontra conteúdo referente a temas relacionados ao chão de fábrica e à rotina da cadeia de manufatura, que inclui o setor metalmecânico

 

 

Método “5 porquês” 

 

O projeto que levou ao aumento da produtividade da fábrica de moldes teve como base um levantamento referente ao investimento em manutenção de máquinas de usinagem que compunham a linha fabril de uma empresa fornecedora de componentes feitos de PVC para calçados.

 

As máquinas que precisavam de manutenção, de acordo com Cesar, estavam, em um termo popularesco, “enterradas na rotina de baixa produção”. Esse foi um dos fatores constatados a partir de um estudo que teve duração de aproximadamente cinco meses e em que foi usado um método denominado “5 porquês”. E assim, conforme explicou o especialista, foram reunidos profissionais da área de usinagem, de máquinas industriais e de confecção de ferramental, visando, nas palavras dele, “unir as expertises de cada um desses setores usando o método ‘5 porquês’, que consistem na elaboração de, por exemplo, uma lista com a definição de objetivos e o porquê de cada um deles”.

 

Esse e outros métodos como aplicação de raciocínio criativo, também conhecido como criatividade lógica, serviram como ferramentas para a execução do que o entrevistado chamou de “mentoria e mão na massa feitas de forma praticamente simultânea. Em linhas gerais, a ideia é unir expertises de vários setores de uma empresa para exercitar o método criativo crítico voltado para a indústria, com foco na otimização de processos e produtos”. Ele salientou que esse foi o ponto de partida para o trabalho de “‘reparametrização’ feito nas linhas de produção da fabricante de componentes feitos de PVC para calçados”.

 

 

Instigar a curiosidade é preciso

Outro tema comentado por Cesar, e que também é tratado no livro Cientista industrial, diz respeito à importância do incentivo à curiosidade de colaboradores no que tange ao aprendizado no dia a dia do chão de fábrica. Isso, conforme mencionado por ele, está “diretamente ligado ao pensamento crítico e à criatividade produtiva”.

 

O especialista concluiu dizendo: “Percebemos em nossa jornada de trabalho que tem decaído a habilidade de pensamento crítico de profissionais da indústria, ou seja, foi percebido que a curiosidade deles diminuiu”. 

 

No site da Learn Ltda. estão disponíveis mais informações sobre o livro. Ele é comercializado em formato físico e digital. Na seção Literatura você encontra outras obras que abordam temas relacionados ao setor de usinagem, assim como em Artigos técnicos, onde estão disponíveis diversos trabalhos.

___________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________

 

Imagens: Learn Ltda./Divulgação, Rawpixel.com, Freepik.

 

Mais conteúdo:

 

Análise de fluido de corte orgânico à base de óleo de mamona aplicado à usinagem

 

Usinagem para graduandos em engenharia

 

#LearnLtda #MáquinaseMetais #CientistaIndustrial #Livro



Mais Notícias MM



Os fundamentos e as técnicas da soldagem a arco

Livro de Jair Carlos Dutra trata dos diversos aspectos da soldagem a arco voltaico e é baseado na extensa experiência do autor, que é docente e pesquisador do Labsolda, da |Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

29/02/2024


A conformação mecânica em todos os seus aspectos

Livro do professor Paulo Roberto Cetlin resume a sua experiência como docente da UFMG nos últimos 50 anos e aborda em detalhes todas as técnicas de conformação mecânica de metais.

19/02/2024


Usinagem para graduandos em engenharia

Livro aborda fatores críticos do processo de usinagem e traz como proposta a integração de conhecimentos multidisciplinares.

11/12/2023