A editora Artliber acaba de lançar um livro que sintetiza as informações necessárias para a compreensão de todos os processos de conformação mecânica. Fabricação por Conformação Mecânica, de autoria de Paulo Roberto Cetlin, é o resultado de quase 50 anos de experiência do autor como docente em cursos de graduação e pós-graduação. Cetlin é engenheiro mecânico com pós-doutorado em Engenharia Metalúrgica, cuja trajetória inclui extensa atividade no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e em instituições situadas em países como Canadá, Tunísia e Luxemburgo.

 

A obra apresenta uma introdução aos materiais que podem ser processados por conformação mecânica, aprofundando-se em tópicos como tensões e deformações; conceituação e características de elasticidade, escoamento; plasticidade e a análise dos processos de conformação do ponto de vista dos métodos relativos a cada tipo de processo.

 

Forjamento, laminação, trefilação e extrusão, assim como os diferentes processos de conformação de chapas (corte, dobramento, estiramento e embutimento) são tratados em capítulos divididos em tópicos, de modo a estruturar o conhecimento. Após cada tópico são propostos exercícios para aplicação do assunto apresentado, cujas soluções são apresentadas ao final de cada capítulo. Estudos de caso compilados durante os anos de pesquisa e docência do autor complementam as explanações.

 

O envelhecimento dos aços e a sua relação com os resultados dos processos de conformação mecânica merece um capítulo à parte, concluindo a obra de 701 páginas, que promete se tornar uma referência no ensino da metal-mecânica. Disponível para aquisição pelo site da editora Artliber, pelo preço sugerido de R$ 281,00.

 

 

______________________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

______________________________________________________________________________________


 

 

 

 

Leia também:

 

Trefilação de metais é tema de novo manual

 

Como otimizar processos produtivos usando métodos científicos

 

 

 

 

#conformaçãomecânica



Mais Notícias MM



Como otimizar a usinagem usando métodos científicos, criatividade e pensamento crítico.

Uma planta industrial de fabricação de moldes obteve aumento da produtividade graças a um projeto que reuniu expertises de profissionais da usinagem, da área de máquinas e de ferramental. Especialista em desenvolvimento de projetos para a otimização de processos produtivos reuniu casos de diversas áreas da indústria em seu livro intitulado “Cientista industrial”.

18/03/2024


Os fundamentos e as técnicas da soldagem a arco

Livro de Jair Carlos Dutra trata dos diversos aspectos da soldagem a arco voltaico e é baseado na extensa experiência do autor, que é docente e pesquisador do Labsolda, da |Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

29/02/2024


Usinagem para graduandos em engenharia

Livro aborda fatores críticos do processo de usinagem e traz como proposta a integração de conhecimentos multidisciplinares.

11/12/2023