Está disponível para comercialização o livro “Usinagem para engenharia: um curso de mecânica do corte”, de autoria de Anna Carla Araujo, Adriane Lopes Mougo e Fábio de Oliveira Campos. A obra foi elaborada com a proposta de integrar conhecimentos sobre o processo de usinagem e os provenientes de outras áreas de engenharia como, por exemplo, processos de fabricação e materiais.


Os fundamentos dos processos mecânicos de corte também permeiam o conteúdo do livro, assim como temas relacionados à mecânica dos meios sólidos, metrologia e ao projeto de peças usinadas, bem como experimentos neste sentido. Esses e outros tópicos são abordados ao longo de 360 páginas, constituindo uma compilação de informações pensada para auxiliar graduandos em engenharia e profissionais do setor metalmecânico.


A obra é dividida em três partes, sendo a primeira voltada para as tecnologias usadas atualmente no ramo de usinagem, que abrange ainda os fundamentos técnicos de processos produtivos, nomenclatura de equipamentos e ferramentas, materiais e a cinemática dos processos envolvidos. Características dos processos de corte e os fenômenos físicos envolvidos são os temas centrais da segunda parte, na qual também se encontram tópicos sobre tensões elásticas e plásticas, atrito e temperatura, entre outros.


Na última parte do livro o leitor encontrará conteúdo elaborado conforme alguns resultados obtidos a partir da realização de processos de usinagem. Isso inclui características superficiais de peças usinadas, além do índice de desgaste de ferramentas e usinabilidade de materiais.

 

Mais informações a respeito da versão eletrônica deste livro, comercializada pelo preço sugerido de R$ 50,00, podem ser obtidas nesta página, ao passo que aqui estão disponíveis informações sobre sua versão física, oferecida pelo preço sugerido de R$ 175,00.


 

Imagem: Magalu/Divulgação.

 

 

Mais conteúdo:

 

Análise da circularidade e cilindricidade de furos feitos por fresamento em material compósito

 

Projeto visa fabricar ferramental em cinco dias usando impressão 3D

 

#Livro #Usinagem #Engenharia #MáquinaseMetais



Mais Notícias MM



Sistema para lubrificação em usinagem é lançamento da Ansatz

Novo equipamento da Ansatz, que faz a aplicação de fluido por aspersão, é recomendado para usinagem e também para operações de corte, estampagem e conformação de metais.

15/04/2024


Dispositivos móveis corporativos em sistema de locação

A Simpress presta serviços de locação de smartphones e tablets industriais que contam com sistema de segurança em caso de roubo ou perda.

15/04/2024


Ferramentas para torneamento em nova série

A Dormer Pramet lançou ferramentas que contam com cobertura PVD, e que podem ser usadas para torneamento de aços endurecidos, entre outros.

01/04/2024