Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) lançou o Perfil das Indústrias de Transformação e Reciclagem de Plástico no Brasil, publicação anual da entidade, com a compilação dos dados de 2021. Em formato eletrônico (pdf) e com 57 páginas, a publicação traz dados relacionados à estrutura e ao desempenho das indústrias do setor, com recortes estaduais e nacionais, além da série histórica dos últimos anos.

 

Em sua nova edição, recebeu também conteúdo especial a respeito da Avaliação de Ciclo de Vida (ACV), metodologia que examina diversos fatores relacionados à fabricação de um produto. A ACV consiste no estudo dos aspectos ambientais e potenciais impactos ao longo da utilização de um produto, desde a fabricação e transformação da matéria-prima, passando por produção, uso, pós-uso, destinação adequada, reciclagem e reintrodução no ciclo produtivo. As categorias de impactos ambientais consideradas incluem o uso de recursos, a saúde humana e as consequências ecológicas.

 

A publicação apresenta ainda novos dados acerca da indústria de reciclagem dos materiais plásticos no Brasil, tais como localização, número e distribuição de empregos e empresas recicladoras, histórico de resultados do setor e produção de plástico reciclado pós-consumo (PCR).

 

O Perfil 2021 pode ser acessado na página da Abiplast.


 

Imagem: Abiplast

 

Conteúdo relacionado:

 

Plástico para a área médica: o futuro deste setor

 

Economia Circular – Debate global, aprendizado brasileiro

 

#Abiplast

#Perfil2021



Mais Notícias PI



Curso híbrido terá embalagens plásticas como tema

Treinamento será realizado simultaneamente em ambiente digital e presencial no Instituto de Tecnologia de Alimentos.

14/05/2024


Inundações no RS. Perdas ainda não mensuráveis para as indústrias.

Ainda é difícil avaliar os danos causados pelas cheias à indústria de transformação, mas é certo que a reconstrução será lenta e exigirá muita cooperação.

14/05/2024


Braskem promove webinar sobre reciclagem química

Evento contará com a presença de professor da UFRJ e executivos da Braskem e da MaxiQuim, que participarão de debates sobre reciclagem química de plásticos.

14/05/2024