A alemã Stadler, que tem subsidiária brasileira em São Paulo (SP), desenvolveu um contêiner contendo equipamentos para a realização de triagem de forma móvel, de resíduos plásticos coletados em rios, os quais podem ser destinados à reciclagem. O projeto foi desenvolvido em parceria com a também alemã everwave, empresa ambiental dedicada à limpeza de oceanos e rios, que usa barcos para coletar resíduos e evitar que eles entrem nos oceanos.

 

Um protótipo do SortX está em operação em Kukës, na Albânia (fotos), desde meados de junho, possibilitando a separação eficiente de vários materiais e permitindo que os resíduos sejam classificados nas categorias recicláveis e não recicláveis.

 

Projetado para ter mobilidade, o SortX é compacto, rápido de montar e pronto para operar com capacidade para 6 toneladas de resíduos, podendo ser implantado em diferentes localidades, incluindo áreas remotas onde eles podem ser classificados diretamente no ponto de coleta.

 

O processamento e a reciclagem imediatos dos resíduos no local aumentam a eficiência das operações de limpeza e reduzem o impacto ambiental associado ao transporte. O SortX também elimina a necessidade de infraestrutura extra ou custos de armazenamento temporário de resíduos. Com o contêiner é possível ainda testar a viabilidade de novas estações de triagem permanentes nos locais desejados.

 

Montado com piso de madeira robusto, o contêiner possui esteira de classificação com controle de frequência e velocidade ajustável, otimizando o processo de classificação para diferentes materiais. No modelo operante na Albânia, o barco de coleta de lixo da everwave recolhe os resíduos, que são classificados manualmente nas margens do rio antes de serem levados ao contêiner de triagem.


De acordo com a Stadler, os resultados iniciais são promissores: cerca de 30.000 kg de resíduos foram coletados, com o contêiner SortX processando aproximadamente 30 metros cúbicos por hora. Devido à alta proporção de garrafas PET nos resíduos coletados, cerca de 80% dosa resíduos são recicláveis.


 


 

________________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

________________________________________________________________________________________


 


 

Imagens: Stadler


 

Notícias relacionadas:

 

Créditos de plástico. Uma fonte de recursos a ser explorada por recicladores.

 

Combatendo a desinformação sobre os materiais plásticos


 



Mais Notícias RTI



Estudo mapeia falhas em tubos de PP causadas pelo uso de PCR contendo impurezas

Um trabalho de pesquisa desenvolvido na Áustria tratou de danos causados por contaminantes presentes no PCR usado em formulações para a fabricação de tubos. Aditivação e atenção a normas ajudam a evitar o problema.

04/11/2025


Recy-Plastech está de volta com programação renovada

PP reciclado de grau alimentício, reciclagem de PU, extrusão reativa, aditivação e tecnologia de lavagem serão destaques no evento anual que acontece em novembro na capital paulista.

29/10/2025


Novo decreto estimula a circularidade no setor de plásticos

O decreto que instituiu o Sistema de Logística Reversa de Embalagens de Plástico estabelece metas crescentes relacionadas a conteúdo reciclado em embalagens plásticas, chegando a 40% em 2040.

28/10/2025