Um consórcio que tem como objetivo promover a coleta, reciclagem e comercialização de plásticos reciclados, além de proporcionar aos catadores bonificações, foi formado pelo Plastic Bank, com sede no Canadá e subsidiária no Brasil, a Clean Plastic e a Packem, ambas com sede em Curitiba (PR).

 

As partes envolvidas vão trabalhar juntas de maneira a incentivar a inserção de plásticos reciclados – com atestado de qualidade e procedência por parte do Plastic Bank – na produção de embalagens e outros itens. Outra ação deste programa, alinhado com as diretrizes de um trabalho denominado Plástico Social®, é a bonificação que será concedida aos catadores por cada quilo de plástico coletado. 

 

Ainda sobre as atividades que serão desenvolvidas, a Clean Plastic será responsável pela reciclagem de polipropileno (PP) e polietileno (PE), ao passo que a Packem vai atuar na reciclagem de poli(tereftalato de etileno) (PET).

 

O diretor de parcerias estratégicas da Plastic Bank, Ricardo Araujo, comentou: “Desde 2019, com operações no Rio de Janeiro, em São Paulo e no Espírito Santo, já destinamos mais de 6 milhões de quilos de plástico para a reciclagem. Queremos que empresas e consumidores percebam o valor agregado desse plástico, que pode ser usado na produção de embalagens e produtos que consumimos no nosso dia a dia”.

_________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

_________________________________________________________________________________

 

Imagem: Prostooleh, Freepik.

 

A reciclagem de plásticos em outras frentes de trabalho:

 

Equipamento retira automaticamente arames de fardos de material reciclável

 

Banco de dados reúne informações sobre plásticos recicláveis

 

#PlasticBank #CleanPlastic #Packem #PlásticoIndustrial



Mais Notícias RTI



O futuro dos materiais está nas normas

A observação de normas é essencial para empresas e profissionais envolvidos na fabricação de produtos plásticos. A aptidão para lê-las e interpretá-las é igualmente fundamental, e pode abrir caminho para a tomada segura de decisões. Um exemplo claro são algumas normas do setor automotivo que, para surpresa de alguns, aconselham expressamente o uso de materiais reciclados.

29/07/2025


Conector flexível evita vazamentos de materiais em pó

Empresa da Nova Zelândia levará para a feira K um sistema de conexão flexível que pode impedir a perda de plásticos micronizados em linhas de movimentação de materiais.

29/07/2025


Produtos plásticos brasileiros no mercado norte-americano

Programa Think Plastic Brasil vai levar nove fabricantes de produtos plásticos à feira ASD Market Week, em Las Vegas.

29/07/2025