A desenvolvedora de resinas termoplásticas Borealis (Áustria), que tem unidade brasileira em Itatiba (SP), está recebendo inscrições de trabalhos para o seu Prêmio de Inovação Científica (Scientific Innovation Award), dedicado a promover ideias pioneiras e a formação de parcerias para o desenvolvimento de novos produtos no setor. O objetivo deste ano é acelerar novas ideias, tecnologias e soluções no campo da produção sustentável, design e uso de poliolefinas. Isso inclui, por exemplo, novos catalisadores, processos de polimerização com eficiência energética, reciclagem de polímeros e materiais poliméricos para transição energética.

 

A premiação é aberta a às comunidades científicas profissionais e acadêmicas, incluindo empreendedores, start-ups e pesquisadores universitários do segmento de materiais poliméricos. O prêmio reconhece artigos científicos que são avaliados por um corpo de representantes do setor de pesquisa de alto nível da Borealis, os quais escolhem as três melhores ideias que serão contempladas.

 

Além do prêmio em dinheiro (5.000, 2.000 e 1.000 euros para o primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente), os vencedores também ganham uma viagem com despesas pagas para a sede de inovação da Borealis em Linz, Áustria, onde é realizada a cerimônia de premiação.

 

A inscrição é feita mediante o envio de uma publicação ou tese revisada por pares (artigo de bacharelado, mestrado, doutorado ou pós-doutorado) que descreva uma ideia inovadora dentro das áreas em foco. O prazo final para inscrições para o prêmio deste ano é 15 de setembro de 2024.

 

Uma lista dos projetos premiados em edições anteriores pode ser conferida no site do Scientific Innovation Award, onde também está disponível o link para inscrições.

 

 

 ________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

_________________________________________________________________________________

 

Imagem: Borealis

 

 

 

Leia também:

 

UCS realizará evento sobre materiais avançados em novembro

 

Instituto espanhol Aimplas oferece cursos on-line

 

 

 

 



Mais Notícias RTI



Reciclagem de pás de turbinas eólicas avança na Europa

O Aimplas está coordenando um projeto dedicado à reutilização de materiais reciclados oriundos de pás de turbinas eólicas. Os esforços se concentram na otimização de softwares para triagem e identificação não destrutiva de materiais reciclados.

30/06/2026


Recy-Plastech abordará conformidade regulatória e reciclagem de plásticos

A nova edição do evento terá como tema central a atuação de recicladores e transformadores em conformidade com o Decreto 12.688, que se estende às pequenas empresas a partir de julho.

29/06/2026


Tecnologia melhora a remoção de impurezas do óleo de pirólise

A Evonik desenvolveu uma tecnologia que remove até três vezes mais cloretos do óleo de pirólise proveniente da reciclagem química de polímeros do que produtos convencionais.

23/06/2026