A AgroMobility, startup de conectividade rural e para áreas remotas, sediada em São Paulo e com filial em Cascavel, PR, aceitou o convite da Q13 a formar um consórcio de empresas de tecnologia, que teve a participação da TecExpert e Pulsar Brasil, com apoio de empresas parceiras, para ajudar a restabelecer a comunicação no Rio Grande do Sul.

Com o suporte do Governo do Estado do Paraná, a AgroMobility despachou um lote de equipamentos de conectividade (sistemas de Internet via satélite Starlink, antenas WiFi de alta densidade para ambientes internos e externos, sistemas de comunicação 4G privativo e terminais de comunicação portátil). Com a assistência da SEI-PR, os executivos embarcaram em voo humanitário disponibilizado pelo Governo do Estado do Paraná, em direção a Canoas, RS.

A linha de frente formada pelas equipes em campo dedicou-se a apoiar o restabelecimento da conectividade em locais de Suporte à Vida, Centros de Gestão de Crise e de Restabelecimento das Operações de Estado.

A primeira atuação da AgroMobility a pedido da PROCERGS (empresa de Processamento de Dados e TIC do Estado do RS) foi viabilizar a conectividade no Hemocentro RS, dentro do Complexo Hospitalar de Clínicas do Estado. Foi instalado um kit de conectividade Starlink com plano corporativo de alta prioridade, o que permitiu o processamento das primeiras doações da população, como o recebimento de bolsas enviadas por diversos estados, como PR e SC. Além do Hemocentro, a AgroMobility forneceu um sistema de comunicação de dados via rádio ponto a ponto, que permitiu conectar a Central de Regulação de Leitos do SAMU e a Central de Transplantes do Estado.

Em outra linha de frente, o consórcio de empresas atuou junto a Procempa (empresa de Processamento de Dados e TIC do município de Porto Alegre). Nesta atuação, a primeira ação foi disponibilizar 5 kits RuralMAX (roteador 4G Rural outdoor), da Neger Telecom, para viabilizar conectividade nos abrigos de acolhimento das vítimas das enchentes. Além disso, a AgroMobility forneceu sistemas de acesso WiFi outdoor para locais amplos e de alta densidade (como bases de suporte e resgate de vítimas).

Além das ações de TIC de apoio humanitário, o consórcio de empresas atuou no restabelecimento e fornecimento de soluções de conectividade em órgãos de controle, gestão e educação. A primeira ação neste sentido foi estabelecer conectividade dentro da nova base mobilizada pela SEDUC, atendendo o local com acesso WiFi doado pela ZyXEL Brasil e Internet via satélite Starlink, uma ação com cooperação da Pulsar Brasil.

Para os órgãos de gestão, a AgroMobility, Q13 e Pulsar disponibilizaram um kit de conectividade de alto desempenho à Força-Tarefa do MPRS, permitindo maior agilidade nas ações de gestão, fiscalização e controle dos recursos destinados para a recuperação das catástrofes.

A última atuação na missão emergencial foi atender um pedido da PROCERGS e SPGG para o fornecimento, planejamento e implementação de Rede Corporativa ao novo Centro de Gestão de Crise Estadual e Gabinete de Estado, no antigo complexo da CEEE estadual. Nesse local, foram instalados equipamentos WiFi, inclusive WiFi6E de alta densidade na sala de imprensa, roteadores, switches e firewalls enviados emergencialmente de São Paulo. Para o atendimento do público visitante e de apoio, foi ativada a solução Wispot com suporte a autenticação Gov.BR e Redes Sociais, doação do fornecedor.

Nestas ações, a AgroMobility atuou nas frentes de gestão de crise em conectividade, atuação em campo para a restauração de sistemas críticos e coordenação conjunta.

De volta a São Paulo, a equipe reuniu mais recursos para o rápido estabelecimento dos serviços de gestão e suporte a vida, onde temos disponível para envio imediato:



Mais Notícias RTI



Regulação dos postes ainda é um dos principais desafios para provedores

Cessão de postes pode se tornar obrigatória na renovação de concessão das distribuidoras.

14/06/2024


Ligga anuncia parceria com provedores para levar 5G ao Norte do Brasil, Paraná e São Paulo

Por meio da ISP Telecom, serviço móvel chegará em cidades com menos de 30 mil habitantes.

14/06/2024


U-All Solutions apresenta ferramenta para hotspot com inteligência de dados

Provedor pode fidelizar clientes corporativos ao melhorar qualidade de experiência.

14/06/2024