Cerca de 20 mulheres de Pernambuco com atuação em provedores de Internet resolveram se unir e criar o grupo “Mulheres Provedoras”. Formado ainda na pandemia para troca de conhecimentos em diversas áreas, como financeiro, governança e marketing, o grupo está crescendo a cada dia e tem o objetivo de ajudar outras mulheres que passam pelos mesmos desafios de melhorar o desempenho, expandir a operação e trazer bons resultados à empresa.

“Vimos que tínhamos experiência e que poderíamos compartilhar com outras mulheres da área. Daí decidimos nos unir. Não nos vemos como concorrentes, mas como parceiras”, diz Jessica de Barros, gestora da Nosdenet Fibra, de Recife. Segundo ela, as ações se estendem às esposas dos proprietários. “Percebemos que, depois que elas se juntam aos maridos na operação, muita coisa muda. O toque feminino faz toda a diferença”, diz.

Uma outra participante do grupo, Deborah Verçoza, consultora comercial especializada em provedores e gerente na Up Connect Fibra, também de Recife, conta que a liderança feminina foi essencial para o crescimento da empresa. Quando sua operação começou, tinha apenas quatro funcionários. Hoje são 23 colaboradores. “Temos motivado as mulheres a participar. A maioria delas acham que esposa de provedor é para estar só em casa, só cuidando da família”, diz.

O grupo está aberto a mulheres de todo o país e não apenas para proprietárias de provedores, mas para colaboradoras de qualquer área que atuem em empresas do setor.

Além da comunicação pelo WhatsApp, o grupo ministra palestras (como o painel promovido na Expo ISP 2024 em Recife) e realiza encontros periódicos. O último aconteceu há cerca de quatro meses no Sebrae de PE, para uma tarde de discussões sobre vários assuntos relacionados à gestão.

“Gerir um provedor é desafiador, mas contar com um grupo como este de mulheres nos ajuda a superar as dificuldades”, diz Thamyres Dantas, proprietária e CEO da TMD Telecom, que há seis anos comanda um provedor em sociedade com o irmão em Recife.

Na foto, da esquerda para a direita, Thamyres Dantas, Deborah Verçoza e Jessica de Barros.



Mais Notícias RTI



Encontro Nacional Abrint chega à 15ª edição

Evento acontece entre os dias 12 e 14 de junho em São Paulo.

27/05/2024


Reivindicações das associações de provedores na audiência com o Ministro Juscelino Filho

Entidades reinvidicam apoio à reconstrução das redes afetadas pelas cheias.

27/05/2024


Reconstrução de redes de fibra óptica no RS pode levar de seis meses a um ano, preveem especialistas

Em muitos casos, pode ser necessária a reestruturação da infraestrutura de rede desde o início.

27/05/2024