A Padtec, especializada em sistemas de comunicações ópticas, acaba de firmar uma parceria com a norte-americana Arrcus, empresa que atua como fornecedora de software para redes de grandes data centers (hyperscale) e para infraestrutura de redes de borda (edge network) e de roteamento e comutação multinuvem.

O acordo faz parte da estratégia da Padtec de ampliar seu portfólio de produtos e serviços, oferecendo uma solução fim a fim para redes de comunicação, além de expandir sua atuação para novos segmentos de mercado.

Em 2023, a fornecedora brasileira firmou parceria com a UfiSpace, de Taiwan, visando oferecer sua linha de switches e roteadores em toda a América Latina. “São equipamentos que atendem às tendências de redes desagregadas e abertas, uma demanda atual dos mercados brasileiro e latino-americano”, afirma Argemiro Sousa, diretor de operações de equipamentos da Padtec.

O sistema operacional de rede da Arrcus (ArcOS) também atende a essa tendência e permite à Padtec complementar seu portfólio na área de switches e roteadores IP, entrando em novos segmentos do mercado. “Com o software da Arrcus, a intenção é levar as soluções da UfiSpace também para os mercados de hyperscale data centers e de core/edge network”, acrescenta Sousa.

Já a Arrcus amplia sua presença na região latino-americana com a parceria, sendo a primeira no Brasil. “A Padtec é uma empresa com forte atuação no Brasil e na América Latina, conhecida por fornecer soluções de comunicação de altíssima capacidade para a infraestrutura de redes”, destaca Shekar Ayyar, chairman e CEO da Arrcus. “Acreditamos que a parceria permitirá levar nossas soluções de software para segmentos-chave desse mercado, ampliando nosso impacto e alcance”, afirma.

O CEO ressalta que o sistema operacional de rede oferecido pela empresa é flexível, aberto e programável. “ArcOS é um sistema operacional cognitivo, escalonável e ágil, baseado em microsserviços, com suporte de roteamento em escala de Internet, telemetria em toda a estrutura e APIs baseadas em padrões para acesso programático. Seja implantado no local, em contêineres ou na nuvem, o ArcOS integra-se perfeitamente a qualquer hardware, oferecendo um modelo de consumo que garante o menor custo total de propriedade”, explica o executivo. “Alinhando-se a essa trajetória, o ArcOS permitirá à Padtec aprimorar suas capacidades e complementar suas ofertas em um cenário em rápida evolução”, conclui.



Mais Notícias RTI



Encontro Nacional Abrint chega à 15ª edição

Evento acontece entre os dias 12 e 14 de junho em São Paulo.

27/05/2024


Reivindicações das associações de provedores na audiência com o Ministro Juscelino Filho

Entidades reinvidicam apoio à reconstrução das redes afetadas pelas cheias.

27/05/2024


Reconstrução de redes de fibra óptica no RS pode levar de seis meses a um ano, preveem especialistas

Em muitos casos, pode ser necessária a reestruturação da infraestrutura de rede desde o início.

27/05/2024