Terá início em abril deste ano, na Alemanha, um projeto que pode se tornar uma das referências em termos de inteligência artificial (IA) aplicada aos processos de moldagem de plásticos por injeção.
Denominado “Otimização de processos com IA – inteligência artificial para processos de moldagem por
injeção”, o projeto é encabeçado pelo Instituto de Plásticos para Médias Empresas de Lüdenscheid (KIMW) e vai apoiar empresas interessadas em usar a IA para otimizar o processo de moldagem por injeção, com base em algoritmos e grandes quantidades de dados trabalhadas de forma a tratar as tarefas típicas desse processo produtivo por meio de reconhecimento de padrões, processamento de linguagem e tomada de decisão autônoma, características da indústria 4.0.
O projeto será implementado juntamente com a desenvolvedora de software Symate, da cidade de Dresden, que criou o sistema de IA Detact, para monitoramento automatizado de processos produtivos. O principal objetivo é ensinar aos participantes como as máquinas precisam ser equipadas para realizar de forma independente tarefas que normalmente exigem inteligência humana.
O sistema foi adaptado para operações de moldagem por injeção, em uma injetora do centro técnico do KIMW, e as empresas participantes terão acesso aos dados da pesquisa, incluindo a instalação de um sistema-teste em uma injetora de sua propriedade pelo período de três meses.
Mais informações sobre o projeto podem ser solicitadas ao pesquisador Andreas Kürten pelo e-mail a.kuerten@kimw.de
Imagem: Bing Image Creator/KIMW
Conteúdo relacionado:
Pesquisa mostra aumento da adoção de IA na indústria em 2022
Centro de estudos integra recursos de manufatura inteligente para a indústria de plásticos
Mais Notícias RTI
A Ciclopack desenvolveu um sistema que identifica a origem e o percentual de plásticos reciclados presentes em embalagens.
09/12/2025
A empresa alemã vai equipar uma grande unidade de triagem mecanizada de resíduos na capital paulista. A instalação será a primeira do gênero a ser implantada na América Latina, utilizará recursos de inteligência artificial e vai recuperar 48 mil toneladas de recicláveis por ano.
05/12/2025
A Igus desenvolveu um sistema que facilita a integração de robôs colaborativos em linhas de produção.
25/11/2025