Foi realizada pelo Datafolha a 9ª edição de uma pesquisa encomendada pelo Sindicato da Micro e Pequena Indústria (Simpi) em que foi apontado que 45% das pequenas indústrias têm como foco manter a sua estabilidade financeira, o que é parte de estratégias de curto prazo para enfrentar os atuais desafios do setor.

 

Ainda no que tange a este tópico, a adoção de planejamento de curto prazo, de acordo com o levantamento que foi elaborado a partir de dados coletados entre 11 e 31 de setembro de 2023, também é prioridade das micro indústrias, que representam 47% das empresas participantes. 

 

Já 50% das pequenas empresas que colaboraram com o estudo preferem elaborar estratégias alinhadas com o planejamento de médio prazo, tendo como objetivo, por exemplo, dar mais atenção a investimentos que possibilitem a obtenção de resultados em até seis meses. Conforme foi informado à imprensa, este também é o foco de 34% das micro e pequenas indústrias.

 

A adoção de estratégias de longo prazo como prioridade foi manifestada por 17% das empresas entrevistadas. Sobre este tema, os fatores que tiveram destaque foram a preservação da estabilidade financeira e o direcionamento de investimentos para a obtenção de resultados em prazo indeterminado. 

 

Também foi divulgado pelas partes envolvidas no levantamento que alguns dos assuntos que permearam a elaboração do mesmo foram as incertezas relacionadas ao atual cenário econômico, o investimento e promoção de estratégias alinhadas aos conceitos de sustentabilidade e a importância do apoio governamental no que tange a esses fatores.

 

 

Imagem: Rawpixel.com, Freepik.

 

Leia também:

 

Tendências para o setor de embalagens flexíveis

 

A urgência da conectividade 4.0 na indústria

 

#Datafolha #Simpi #PlásticoIndustrial



Mais Notícias RTI



Sāco vai aumentar produção de compostos de XLPE na América Latina

A fabricante norte-americana de compostos de polietileno com ligações cruzadas (XLPE) usados em revestimentos de fios e cabos inaugurou uma fábrica no México e vai intensificar o comércio desses materiais no Brasil. As novas estratégias na América Latina foram anunciadas por executivos da empresa na feira Wire Brasil 2025.

04/11/2025


Fabricante de motocicletas vai aumentar a produção no Amazonas

A Honda vai investir mais de R$ 1 bilhão para aumentar a capacidade produtiva da sua fábrica em Manaus.

13/10/2025


Espaço para a inovação no setor de filmes agrícolas

Menos volume e mais inovação, adaptação regional e reposicionamento dos fluxos comerciais globais são as tendências apontadas em novo estudo sobre o mercado de filmes agrícolas.

06/10/2025