A portuguesa Selenis criou uma combinação de resinas de poliéster que permite a extrusão de filmes multicamadas e totalmente recicláveis destinados à confecção de rótulos termorretráteis (skrink) para embalagens sopradas.


 

Os comonômeros de poli(tereftalato) de etileno glicol (PET-G) da linha Weezen cristalizam durante o reprocessamento de forma semelhante ao que ocorre com os flakes provenientes dos frascos de PET, podendo assim ser incorporados na cadeia de reciclagem deste material sem que ocorram problemas de aglomeração que são comuns quando são processadas misturas de resinas.


 

Os filmes podem ser impressos e usados em embalagens de bebidas, produtos de limpeza e higiene pessoal, dentre outros, constituindo uma opção sustentável para o mercado de rótulos destinados a embalagens de PET.


 

Pelo desenvolvimento do material e dos filmes, a Selenis foi formalmente reconhecida pela Associação de Recicladores de Plástico dos Estados Unidos (APR) por cumprir elevados critérios de reciclabilidade, de acordo com o Guia APR Design, que estabelece diretrizes de projeto voltado para a reciclagem (design for recycling).


 

Imagem: Selenis

 

 

Leia também:

 

PET reciclado no tratamento acústico de ambientes

 

Manos material nas embalagens para queijos fatiados

 

#Selenis

#Weezen



Mais Notícias RTI



Produção e faturamento do setor de flexíveis aumentaram em 2024

A Abief encomendou um estudo à MaxiQuim que apontou aumento de 2,5% da produção de embalagens flexíveis e alta de 7,6% do faturamento do setor entre 2023 e 2024. O uso de material reciclado também aumentou.

22/04/2025


Embalagens serão tema de evento em abril

O Instituto de Embalagens vai realizar um workshop em que serão debatidas as boas práticas para o desenvolvimento de embalagens.

07/04/2025


Altero aumenta portfólio de poliamidas e aposta no mercado de embalagens

Representante exclusiva da chinesa Juheshun na América Latina, a Altero está expandindo sua rede de fornecimento de poliamidas e copolímeros. As estratégias abrangem o aumento da comercialização de produtos na área de embalagens e a formação de parcerias com empresas do setor de plásticos.

07/04/2025