A Lenovo Data Centers está apresentando ao mercado brasileiro o TruScale, um novo modelo de comercialização de equipamentos baseado em assinatura com pagamento mensal conforme uso, ou seja, o cliente não precisa comprar os produtos para ter acesso às tecnologias, atualizações e serviços de suporte do fabricante. “Com a pandemia, muitas empresas vêm reduzindo os orçamentos em TI, mas o momento demanda uma digitalização ainda maior de seus processos. O TruScale pode ajudar nesse sentido”, diz Rodrigo Guercio, gerente geral da Lenovo Data Centers no Brasil.

Segundo ele, o conceito é totalmente inédito no mercado, em especial com relação à métrica de cobrança, calculada com base no consumo de energia elétrica dos produtos. Assim, o cliente só paga pelo que efetivamente usar, não pelos equipamentos instalados. Por exemplo, dispositivos que ficaram em standby em um determinado mês não entram na cobrança porque a capacidade não foi usada. “Não há compromisso de consumo mínimo”, diz.

Para fazer o cálculo do consumo mensal de cada equipamento, a empresa usa o XClarity, uma ferramenta de gestão de dispositivos com um medidor de potência incorporado. Os valores são enviados à Lenovo para faturamento e também podem ser acompanhados em um painel pelo cliente. Com isso, a bilhetagem se torna muito mais simples e transparente. “O conceito é semelhante ao da energia elétrica nas empresas e residências”, afirma.

A métrica da Lenovo é diferente das técnicas usadas pelos provedores em nuvem, que fazem seus cálculos com base em uma combinação de parâmetros dos equipamentos usados, como capacidade, núcleos, tamanho de memória e quantidade de processadores. “São tantas variáveis que tornam a conta complexa”, diz Guercio. Além disso, em muitos casos o preço é dolarizado, podendo variar a cada mês e dificultando a previsão orçamentária.

O conceito também difere do leasing, pois não envolve nenhuma entidade financeira nem valores residuais no final do contrato. Quem faz o financiamento é a própria Lenovo. “Não há transferências contábeis entre CNPJs diferentes da operação, o que simplifica a transação”, diz.

O TruScale se aplica a qualquer equipamento da Lenovo, como ThinkSystem, com servidores formato rack e blade, incluindo os tradicionais X86, além de sistemas de armazenamento e switches top of rack; e a ThinkAgile, com appliances de alta performance desenvolvidos em OEM para plataformas Hana, Nutanix e VMWare, aplicações de hiperconvergência e SDDC - Software Defined Data Center. A Lenovo adquiriu o portfólio de servidores, switches e appliances da IBM, em 2014, que criou em 2017 uma nova empresa, a Lenovo Data Center Group, com estrutura independente da área de PCs, tablets e smartphones do grupo, e 100% focada em soluções de missão crítica e alta densidade.

Um de seus parceiros no Brasil para implantação do TruScale é a CLM, de São Paulo, que identifica as oportunidades e realiza o dimensionamento de uma determinada solução para a necessidade de cada negócio. “O cliente pode ter acesso aos equipamentos líderes do setor, sem um alto investimento inicial e com benefícios fiscais”, diz Francisco Camargo, fundador da CLM. A empresa oferece o pacote completo, incluindo a implantação total do sistema, gerenciamento proativo, monitoramento remoto e contínuo 24x7, manutenção, atualização e treinamento. “Com o dinamismo do mercado e a evolução exponencial da demanda por armazenamento, é essencial ter respostas rápidas às necessidades do mercado”, finaliza.



Mais Notícias RTI



China fecha acordo para instalação de fábrica de equipamentos de fibra óptica no Piauí

Memorando de entendimentos foi assinado entre a Investe Piauí, C-Data e Ora Telecom.

15/09/2025


G3 Telecom investe em modernização de rede e data center

Provedor do Piauí usa soluções da Fibracem para dobrar quantidade de clientes até 2026.

15/09/2025


Solução para Garantir Disponibilidade de Redes

A proposta da Techenabler para empresas, operadoras e ISPs na América Latina

16/09/2025