A Unipac anunciou estar firmemente comprometida com o Programa Pellet Zero - OCS (PPZ-OCS®), uma adaptação do programa internacional Operation Clean Sweep (OCS), criado para enfrentar o problema crescente da poluição plástica. A iniciativa tem como objetivo a prevenção de perdas de pellets de resinas plásticas nas indústrias de transformação e reciclagem de materiais plásticos, bem como em petroquímicas, distribuidores e agentes de logística.

 

A empresa aderiu voluntariamente ao programa em agosto deste ano, envolvendo suas unidades de Pompeia (matriz) e Paulínia, ambas no Estado de São Paulo. “Nossa adesão ao Programa Pellet Zero está alinhada com nosso compromisso de atuar de forma responsável em relação ao meio ambiente. Adotamos práticas adequadas e diversas ações que não apenas atendem às demandas do mercado, mas também contribuem positivamente com o ecossistema do qual fazemos parte”, explicou Gabriel Gonçalves, Presidente da Unipac.


A Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) é licenciadora do programa em nível nacional desde 2014, sensibilizando e mobilizando a indústria de plásticos para adotar medidas preventivas de contenção de pellets, uma vez que esses materiais representam uma fonte significativa de poluição nos ecossistemas aquáticos.

 

Aderir ao Programa PPZ-OCS® vai implicar o cumprimento de cinco etapas pela Unipac.

 

· Passo 1 - Compromisso: esta etapa marca o compromisso firme e voluntário da Unipac em aplicar boas práticas para prevenir a dispersão de pellets no meio ambiente;

· Passo 2 - Diagnóstico: por meio de uma análise abrangente, são identificados os pontos críticos em que ocorre perda de pellets durante as operações;

· Passo 3 - Plano de trabalho: com base nos resultados do diagnóstico, um plano detalhado é desenvolvido;

· Passo 4 - Implementação do plano de trabalho: as estratégias delineadas são postas em prática, estabelecendo um processo contínuo de qualidade;

· Passo 5 – PPZ-OCS Blue: esta é a fase de consolidação, em que a Unipac demonstra plena aderência às práticas de contenção de pellets, buscando a certificação PPZ-OCS Blue.

 

A cada passo implementado a empresa recebe uma estrela como forma de reconhecimento e incentivo à continuidade da implantação do programa em sua totalidade. A Unipac, busca a sua segunda estrela do programa e tem como objetivo, receber o selo PPZ-OCS Blue®.

 

 

Empresas interessadas em aderir ao PPZ-OCS® podem obter informações e baixar os manuais do programa aqui.


 

Imagens: Unipac


 

Leia também:

 

UBQ amplia a oferta de materiais obtidos a partir de resíduos sólidos mistos

 

Braskem e USP serão parceiras em projeto de reaproveitamento de CO2



Mais Notícias RTI



Maximu’s Embalagens Especiais intensifica produção de PEBD reciclado

Firmar parceria com o SENAI e cooperativas de reciclagem é a estratégia da empresa que opera no Grande ABC. O objetivo é seguir aumentando o uso de polietileno de baixa densidade reciclado, proveniente de sobras de processos produtivos, na fabricação de embalagens como calços e plástico bolha.

29/07/2025


Estudo mapeia produtos químicos presentes nos materiais plásticos

Levantamento publicado pela revista Nature revela que os materiais plásticos contêm mais de 16 mil substâncias químicas, muitas delas com riscos potenciais para a saúde humana. O mapeamento fornece também uma base para o desenvolvimento de plásticos mais seguros e sustentáveis.

22/07/2025


PET reciclado será usado na fabricação de big bags

A ICL conta com a Plastic Bank e a Packem em um projeto que visa à fabricação de mais de 400 mil big bags usando garrafas PET recicladas.

14/07/2025