A Universidade Metropolitana de Osaka, a Nippon Steel a UBE Corporation, que tem escritórios em São Paulo (SP), anunciaram o desenvolvimento de um processo de síntese de uma etapa para policarbonato diol a partir de CO2 oriundo de biomassa, que dá origem a sistemas de poliuretano. Iniciado em abril deste ano, o projeto foi selecionado no âmbito do "Projeto de Promoção de Tecnologia de Desenvolvimento de Tecnologias para Reciclagem de Carbono e Geração Térmica /Desenvolvimento de Tecnologia Básica Comum para Tecnologia de Reciclagem de Carbono", solicitado pela Organização de Desenvolvimento de Nova Energia e Tecnologia Industrial (NEDO), instituição do governo japonês voltada para o desenvolvimento econômico sustentável.
O projeto propõe a síntese de dióis de policarbonato a partir do CO2 em uma única etapa, com menor impacto ambiental do que o verificado na síntese em duas etapas, normalmente usada na produção desses compostos que são matéria-prima para a obtenção de sistemas de poliuretano de alto desempenho. Estes são amplamente utilizados na fabricação de couro sintético para assentos de automóveis, tintas e revestimentos de pisos, entre outras aplicações, devido à sua durabilidade..jpg)
Antes dessa pesquisa, a Universidade Metropolitana de Osaka e a Nippon Steel desenvolveram um processo catalítico que sintetiza o policarbonato diol de forma eficiente a partir de CO2 e dióis em um reator de pequena escala. Para expandir os resultados do estudo e levar à próxima fase do projeto, com instalações de teste de bancada, serão desenvolvidos catalisadores e processos em laboratório para garantir alto desempenho mesmo em reatores maiores.
A UBE, fabricante de policarbonato diol, é responsável por avaliar a qualidade do produto, identificar problemas até a aplicação prática e examinar a viabilidade do negócio para vincular os resultados da pesquisa à comercialização.
Imagem: serviço de imprensa da NipponSteel
Conteúdo relacionado:
Plataforma vai gerir e mapear a reciclagem de plásticos no Brasil
Yamaha adota PP reciclado na fabricação de motocicletas
#poliuretano
Mais Notícias RTI
Tecnologias desenvolvidas pelo Instituto Fraunhofer ILT aplicam polímeros funcionais e PEEK sobre componentes mecânicos, elevando a resistência ao desgaste e dispensando cura em fornos industriais.
25/08/2026
Com moldes de alumínio e controle eletrônico de processo, sistema automático de bancada possibilita o processamento de termoplásticos de engenharia para demandas de baixo e médio volume. O modelo foi testado e está em uso em uma fornecedora norte-americana de kits para foguetes.
18/08/2026
O levantamento anual exclusivo das empresas transformadoras de plásticos por injeção revelou a adesão ao uso de energia de fonte renovável, ao monitoramento digital do consumo específico por máquina e a adoção consistente de recursos de automação e tecnologias digitais no ambiente produtivo.
11/08/2026