A Lanxess (Alemanha) e o grupo de energia francês TotalEnergies anunciaram estar trabalhando de forma conjunta no desenvolvimento do monômero estireno obtido de fonte renovável, baseado no tall oil, um subproduto da produção de celulose derivado de uma resina de árvore.

 

A origem sustentável do estireno, do qual é obtido o termoplástico poliestireno (PS), é certificada de acordo com a abordagem de balanço de massa do padrão vigente na Certificação Internacional de Sustentabilidade e Carbono (ISCC PLUS, International Sustainability and Carbon Certification). Sob essa abordagem do balanço de massa, materiais certificados e não certificados são misturados fisicamente, mas mantidos separadamente em uma base contábil, permitindo que as empresas documentem e rastreiem os materiais sustentáveis através de complexos processos de produção.

 

A certificação ISCC PLUS para o estireno é um requisito importante, pois a Lanxess também oferece seus produtos de acordo com esse padrão de certificação e, portanto, conta com a mesma transparência para suas matérias-primas. "Nossos clientes estão cada vez mais pedindo por soluções sustentáveis, e matérias-primas com baixa pegada de carbono são uma alavanca fundamental", afirmou Marcel Beermann, chefe de aquisição global e de logística na Lanxess.

 

Além do estireno, a empresa de especialidades químicas já fornece outros produtos sustentáveis do ponto de vista do balanço de massa, a exemplo de acrilonitrila e pré-polímeros sob a marca Adiprene Green, os quais contêm polióis de poliéter à base de amido. Já o composto Tepex Scopeblue é baseado em linho e ácido poliláctico.

 


 

Imagem: Lanxess


 


 

Leia também:

 

ESG em novo programa de certificação da ABNT

 

Mais de 200 mil toneladas de plásticos retornam ao ciclo produtivo


 


 

#estirênicos

#Lanxess

 



Mais Notícias RTI



Ensaios alinham bioplásticos às exigências locais e internacionais

Com métodos reconhecidos globalmente, laboratório internacional passa a oferecer no mercado brasileiro os seus serviços de testes de compostabilidade, assegurando conformidade técnica para produtos fabricados com bioplásticos.

08/07/2026


Restrições ao BPA impulsionam o desenvolvimento de novos materiais

Iniciativa europeia avalia 80 matérias-primas e projeta o uso de insumos de base biológica para viabilizar alternativas funcionais às resinas epóxi convencionais em superfícies de contato direto com alimentos.

02/06/2026


Parceria europeia na distribuição de polímeros naturais

Acordo promove o uso de materiais plásticos desenvolvidos a partir de resíduos agrícolas em aplicações de moldagem por injeção na Europa.

12/05/2026