A alemã BASF, com fábrica em Guaratinguetá (SP), anunciou o lançamento do Soluprat, novo produto de seu portfólio de aditivos B-Cycle, para  remoção de sujidades no processo de lavagem de resíduos plásticos destinados a operações de reciclagem.

 

De acordo com informações da empresa, o produto possui ação 3 em 1, removendo sujeira, reduzindo odores pela sua ação bacteriostática e evitando a formação de espuma na lavagem. Soluciona, assim, boa parte dos problemas enfrentados pelos recicladores de plásticos com a limpeza do material coletado.

 

O produto é também biodegradável, atendendo aos requisitos necessários para simplificar, agilizar e garantir a eficácia da lavagem. “Sujeira, matéria orgânica e gordura, são resíduos que comprometem a qualidade do produto reciclado, geram mau odor e acabam exigindo grande esforço na etapa de lavagem. Nosso time de P&D desenvolveu uma formulação que resolve esses desafios e melhora a qualidade do material reciclado”, explicou Maria Claudia Cardozo, diretora de Home Care para América do Sul, da BASF.


 

O portfólio B-Cycle, disponível no link shop@BASF B-Cycle, é composto por produtos destinados a diversas etapas do processo de reciclagem: desde a triagem, passando pela lavagem, até a extrusão e conversão, com aditivos que evitam degradação oxidativa e térmica, que garante qualidade e preserva as propriedades do material reciclado.


 

Foto: BASF


 

Conteúdo relacionado:


 

Lei torna obrigatório o uso do PET reciclado no Estado de São Paulo


 

Leis estaduais criam melhor ambiente para a reciclagem


 

#BASF

#Soluprat

#B-Cycle



Mais Notícias RTI



Maximu’s Embalagens Especiais intensifica produção de PEBD reciclado

Firmar parceria com o SENAI e cooperativas de reciclagem é a estratégia da empresa que opera no Grande ABC. O objetivo é seguir aumentando o uso de polietileno de baixa densidade reciclado, proveniente de sobras de processos produtivos, na fabricação de embalagens como calços e plástico bolha.

29/07/2025


Estudo mapeia produtos químicos presentes nos materiais plásticos

Levantamento publicado pela revista Nature revela que os materiais plásticos contêm mais de 16 mil substâncias químicas, muitas delas com riscos potenciais para a saúde humana. O mapeamento fornece também uma base para o desenvolvimento de plásticos mais seguros e sustentáveis.

22/07/2025


PET reciclado será usado na fabricação de big bags

A ICL conta com a Plastic Bank e a Packem em um projeto que visa à fabricação de mais de 400 mil big bags usando garrafas PET recicladas.

14/07/2025