Foi lançado em dezembro de 2022 o primeiro livro da coleção bilíngue “Embalagens Mundo Afora – Packaging Around the World “, de autoria de Assunta Napolitano Camilo, diretora da consultoria FuturePack (Barueri, SP).

A publicação, em português e inglês, também está disponível no formato de audiodescrição para garantir acessibilidade à informação para pessoas com deficiência visual.

 

Ao longo de suas 248 páginas, o livro proporciona uma viagem cultural e histórica, abrangendo tradições de diferentes povos e lugares, por meio do design das embalagens, suas formas, cores, imagens e personagens. Reúne 169 fotos de embalagens do Brasil, divididas em suas cinco regiões: Sudeste, Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Norte e embalagens de sete países da Europa Ocidental: Alemanha, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Noruega e Suécia.

 

Com patrocínio da Owens-Illinois, Ball e Valgroup, o livro tem o incentivo da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – o Programa de Ação Cultural (ProAc), e apoio do Instituto de Embalagens.

Exemplares podem ser adquiridos aqui.


 

Fotos: FuturePack




 

 

 

Leia também:


 

Nanotecnologia e polímeros

 

Manual para uso de energia renovável na indústria


 

#Embalagensmundoafora




 



Mais Notícias RTI



Tendências do setor de embalagens serão tema de evento em SC

Será realizado em novembro um encontro promovido pela ABRE com apresentações sobre economia e marcos regulatórios do setor de embalagens.

13/10/2026


Aditivo livre de PFAS foi lançado pela Avient

Tecnologia de barreira a substâncias perfluoroalquiladas e polifluoroalquiladas (PFAS) para fabricação de frascos por extrusão e sopro chega ao mercado.

29/09/2026


Kiefel traz ao mercado brasileiro termoformadora para pequenas escalas

Apresentada na Interplast, a KVD 82 atua com força de fechamento de 500 kN e é uma alternativa para transformadores que necessitam de flexibilidade na produção de embalagens termoformadas.

22/09/2026