Instituições de ensino superior e pesquisa riograndenses anunciaram a formação da Aliança pela Inovação da Serra Gaúcha, uma iniciativa que visa potencializar projetos e ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação, alinhando interesses entre as entidades. A forte vocação da região para atividades e pesquisa no segmento de plásticos poderá resultar em novos desenvolvimentos técnico-científicos para o setor. O acordo foi assinado no espaço TecnoUCS (foto), no dia 28 de outubro.
Participam do pool a Universidade de Caxias do Sul (UCS), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), cujos representantes assinaram um protocolo de intenções para formalizar a aliança, semelhante a uma ação iniciada em 2018 e que resultou na criação do Pacto Alegre, que uniu instituições de ensino em prol de avanços nas áreas científica e educacional na região metropolitana de Porto Alegre.
Foto: UCS
Conteúdo relacionado:
Competências que podem acelerar a digitalização na indústria
IA e realidade aumentada para o chão de fábrica
#inovação
Mais Notícias RTI
A empresa iniciou a fabricação por sopro de embalagens de 20 litros para defensivos agrícolas na cidade de Uberaba.
26/05/2026
Proximidade da entrada em vigor do Decreto 12.688, que regulamenta o uso de conteúdo reciclado em embalagens, fez aumentar a procura por sistemas de triagem automatizada.
27/05/2026
A TopSolid’Brazil vai realizar um workshop no ENAFER e debaterá o impacto da integração digital e competitividade na ferramentaria.
26/05/2026