A fabricante de robôs industriais Universal Robots, companhia de origem dinamarquesa com unidade brasileira situada em São Caetano do Sul (SP), lançou recentemente um cobot que pode ser usado em operações complementares à fabricação de produtos plásticos como inserção e extração de insertos em moldes para transformação de resinas termoplásticas, por exemplo.

O robô colaborativo é chamado de UR20 (foto) e tem capacidade para movimentar cargas com peso de até 20 kg. Seu braço apresenta alcance de 1.750 mm, uma característica técnica que faz com que ele seja recomendado para outros trabalhos no chão de fábrica como manuseio, soldagem e montagem de peças e componentes, entre outros.
De acordo com informações fornecidas pela empresa, o cobot foi projetado de modo a facilitar a execução de suas operações, o que possibilita a realização de ciclos de trabalho mais rápidos em relação a outros autômatos. Kim Povlsen, presidente da companhia, comentou mais detalhes sobre o equipamento: “os benefícios proporcionados pelo UR20 são tempos de ciclo mais rápidos e capacidade de lidar com cargas mais pesadas em relação a outros robôs. Também incorporamos softwares, oferecendo aos usuários recursos para o controle dos movimentos do cobot”.
Em comunicado à imprensa, foi informado que os clientes poderão solicitar a pré-encomenda do robô no final do quarto trimestre deste ano.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-777-0442 ou pelo e-mail sales@universal-robots.com.
Imagem: Universal Robots
Mais notícias do segmento:
Empresas do setor de injeção querem investir em tecnologia e parcerias
#Cobot #UniversalRobots #Indústria40 #PI
Mais Notícias RTI
A Chem-trend anunciou um novo agente de purga que reduz o tempo de setup em trocas de cor e elimina depósitos de carbono nos processos de produção de filmes cast.
04/11/2025
Spin off do Grupo Solvay, a belga Syensqo anunciou o lançamento de uma linha de compostos poliméricos para a fabricação de tubos flexíveis corrugados.
04/11/2025
A fabricante norte-americana de compostos de polietileno com ligações cruzadas (XLPE) usados em revestimentos de fios e cabos inaugurou uma fábrica no México e vai intensificar o comércio desses materiais no Brasil. As novas estratégias na América Latina foram anunciadas por executivos da empresa na feira Wire Brasil 2025.
04/11/2025