Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil) revelou uma tendência à manutenção do portfólio de produtos industrializados, incluindo transformados plásticos, em nível maior do que vinha sendo observado nos últimos meses..png)
De acordo com o estudo, denominado “Taxa de retração industrial”, em abril deste ano, o encerramento de portfólio de produtos pelas empresas brasileiras foi 4,5% menor, em relação a março. O índice revela uma leve recuperação, mas ao analisar-se a evolução da taxa de retração desde os primeiros meses deste ano, a queda no volume de interrupção da fabricação de produtos é ainda maior: 10,3% para o número relativo a todo o Brasil e 0,2% para as micro e pequenas empresas.
Os números deste ano apontam para o esforço pela manutenção de produtos em circulação, já que nos últimos 12 meses o balanço foi desfavorável: 1,6% de descontinuação para Brasil e 12,8% para as pequenas e médias empresas.
Sobre o levantamento
A taxa de retração industrial é um levantamento estatístico da GS1 Brasil, uma organização multissetorial sem fins lucrativos. Foi criado com base no número de empresas que encerram seu portfólio de produtos, com a finalidade de aferir e identificar tendências no encerramento de atividades empresariais no Brasil. A associação tem como base para a pesquisa o registro de códigos de barras de produtos, já que é a gestora desse padrão no País. Sua série histórica teve início em janeiro de 2013.
Imagem: Pixabay
Conteúdo relacionado:
Intenção de investimento na indústria cresce em fevereiro
Mercado de máquinas e equipamentos em plena recuperação
#GS1 #retraçãoindustrial
Mais Notícias RTI
A fabricante norte-americana de compostos de polietileno com ligações cruzadas (XLPE) usados em revestimentos de fios e cabos inaugurou uma fábrica no México e vai intensificar o comércio desses materiais no Brasil. As novas estratégias na América Latina foram anunciadas por executivos da empresa na feira Wire Brasil 2025.
04/11/2025
A Honda vai investir mais de R$ 1 bilhão para aumentar a capacidade produtiva da sua fábrica em Manaus.
13/10/2025
Menos volume e mais inovação, adaptação regional e reposicionamento dos fluxos comerciais globais são as tendências apontadas em novo estudo sobre o mercado de filmes agrícolas.
06/10/2025