A Vivo selecionou a Nokia como provedora das funções de sinalização e controle em seu novo core de rede 5G standalone (5G SA). Com a parceria, a Vivo aumentará a escalabilidade e o desempenho em implantações do 5G SA.

Os elementos de sinalização e controle, definidos pelo padrão 3GPP (NRF, SCP, NSSF, SEPP como camada de sinalização e AMF como parte do core 5G), serão parte do processo de autenticação, mobilidade dos usuários, e também responsáveis por garantir que a conexão entre a rede e os dispositivos móveis funcione em melhores condições de latência e largura de banda, com velocidades de transmissão muito maiores do que aquelas proporcionadas pela tecnologia anterior (5G Non Standalone - NSA); pela baixa latência na comunicação, o que torna possível a oferta de novos serviços para empresas e consumidores, a exemplo de veículos conectados e autônomos, serviços de telemedicina, sistemas de segurança, indústria inteligente, entre outras aplicações; e pela comunicação massiva entre máquinas (M2M), incluindo IoT - Internet das Coisas.

O acordo também possibilita que a Vivo prossiga com a estratégia de separação entre o plano de controle e o plano de usuário, que alinha com a estratégia de utilização de múltiplos fornecedores a implementação em larga escala do 5G.

“A solução 5G SA da Nokia nasceu em ambiente de nuvem e possui suas funções implementadas em containers, podendo ser estabelecida de forma agnóstica em qualquer infraestrutura”, disse Ailton Santos, Head da Nokia Brasil.

Para Elmo Matos, Head de Planejamento e Tecnologia de Redes da Vivo, o acordo com a Nokia é chave para a estratégia da Vivo de construir um core de rede virtualizado e composto por mais de um fornecedor.



Mais Notícias RTI



Master quer comprar provedores para dobrar base de acessos

Foco são operações até 15 mil assinantes.

23/05/2022


Banrisul inaugura data center em Porto Alegre

Estrutura é o primeiro Tier 3 em operação no Rio Grande do Sul.

24/05/2022


ITTV busca parcerias com provedores

O objetivo é oferecer capacidade de oferta de mais de 100 canais lineares de TV, programas adultos e infantis, documentários, noticiários, esportes, séries e filmes.

24/05/2022