A Ambev e a Triciclo, vinculada ao Grupo Ambipar, instalaram mais unidades de máquinas de autoatendimento na cidade de São Paulo (SP) para o depósito de embalagens pós-consumo, conhecidas como Retorna Machine, em que, de acordo com um programa de fidelidade, quem contribui com a reciclagem recebe recompensas.

 

Segundo informativo enviado à imprensa, as empresas instalaram mais dez máquinas em locais de fácil acesso ao público e com grande movimentação de pessoas, concedidos pela EMTU, ViaQuatro e Rede Duque. As embalagens recicláveis, que seriam descartadas mas agora podem ser depositadas nessas máquinas, são revertidas em benefícios como recarga no vale-transporte e em celulares pré-pagos, bônus na fatura de energia elétrica ou desconto em livrarias.

 

 

Para participar, é necessário criar gratuitamente uma conta digital Triciclo por meio do site da companhia ou pelo aplicativo Triciclo (disponível para sistemas iOS e Android). Depois, basta depositar as embalagens na máquina para começar a pontuar e receber “tricoins”, que são os pontos de troca dos benefícios. A Retorna Machine recolhe todos os tipos de materiais recicláveis, tais como plástico, vidro, alumínio, aço e embalagens longa vida.

 

Essas máquinas vêm sendo instaladas em diversos locais da região metropolitana de São Paulo (SP), como já citado por Plástico Industrial em edições passadas em outras ações dessas companhias em prol da sustentabilidade. Atualmente, as Retorna Machine podem ser encontradas nos terminais metropolitanos Jabaquara, Diadema, Piraporinha, São Bernardo do Campo, São Mateus e Santo André Oeste, no Corredor ABD, na estação República da Linha 4-Amarela de metrô, e em postos de combustível da Rede Duque.

(Fotos: divulgação, Ambev)

 

Conteúdo relacionado:

Boa jogada. Empresa fecha parceria para reciclagem de cartas de baralho

Sachês pós-consumo transformados em itens esportivos



Mais Notícias RTI



Sidel lança sopradora com aquecimento da pré-forma a laser

Entre as vantagens do novo sistema de aquecimento estão a redução de peso das garrafas e a maior produtividade.

16/09/2025


Multipet amplia a produção de sopradoras

Mercado aquecido especialmente pelas empresas de água mineral levou a fabricante paranaense a aumentar a oferta de máquinas, com destaque para o modelo totalmente elétrico com capacidade de até 18 mil garrafas/hora.

09/09/2025


Produção de embalagens flexíveis segue estável frente aos desafios do cenário econômico

A Abief encomendou um estudo à MaxiQuim que apontou que o crescimento do agronegócio e o avanço nas exportações contribuíram para a estabilidade do setor de embalagens flexíveis no primeiro semestre de 2025. O setor de alimentos foi apontado como o principal consumidor de flexíveis.

02/09/2025