A rápida evolução do mercado de manufatura aditiva levou a divisão de polímeros de alta performance da RadiciGroup (Itália) a desenvolver a linha Radilon® Adline de filamentos para impressão 3D baseados em graus especiais de poliamida.
Caracterizados pelo alto desempenho que é típico das poliamidas, os filamentos são adequados não só para a prototipagem, mas também para a fabricação de peças funcionais. Eles também foram testados com diferentes sistemas de impressão 3D abertos, de forma a garantir a compatibilidade no processamento do material em diferentes equipamentos.
“Os requisitos técnicos da manufatura aditiva são especiais e não são tão simples de atender pelos polímeros semicristalinos”, explicou Chiara Devasini, líder do projeto de marketing e desenvolvimento da divisão de polímeros de alta performance da Radici, que tem unidade brasileira em Araçariguama (SP). “Por isso, toda a primeira fase do projeto de impressão 3D foi dedicada à identificação das poliamidas que atendem a esses requisitos e tivemos sucesso no desenvolvimento de produtos de alto conteúdo técnico, baseados nas copoliamidas PA6 / 6.6 com ponto de fusão de 195° C, o que os torna adequados para a maioria das impressoras 3D.”
O portfólio de filamentos da Radici é composto pelas linhas Radilon®Adline CS e Radilon®Adline CS CF. O primeiro é um copolímero PA6 / 66, compatível com tecnologias de impressão 3D e acabamento superficial superior devido à boa adesão intercamadas e ao baixo índice de empenamento. A versão CS CF é reforçada com carbono, o que não só garante facilidade de impressão, mas também proporciona às peças impressas um melhor desempenho em termos de módulo, rigidez e propriedades mecânicas.
Foto: Radici
Conteúdo relacionado:
Termoplásticos com fibra de carbono impressos em 3D em larga escala
Moldes impressos em 3D podem representar economia de até 90%
#Radici #poliamida #poliamidaparaimpressão3D
Mais Notícias RTI
Iniciativas do grupo desenvolvedor de tecnologia de poliuretano envolvem a reciclagem mecânica e química deste insumo, que é fundamental na fabricação de produtos destinados à refrigeração.
13/06/2025
O evento acontece no final de junho, na Cidade Universitária (São Paulo, SP) e vai reunir especialistas da academia e da indústria.
13/06/2025
Empresa da Dinamarca vai levar à feira K um antiincrustante sustentável, para uso na polimerização de poliolefinas.
13/06/2025