CONTEÚDO DE MARCA


A demanda cresce rapidamente e a tendência é que continue em ritmo veloz. No mercado corporativo, a demanda por mais velocidade, capacidade maior de tráfego de dados, juntamente com o aumento de equipamentos conectados (notebook, desktops, impressoras, câmeras de segurança, access points e outros) faz com que a procura pela tecnologia sobre fibra óptica cresça cada vez mais, já que ela é capaz de atender as necessidades do mercado e está preparada para o futuro.

A fibra óptica, através da tecnologia POL (Passive Optical Lan) é a evolução natural das conexões tradicionais, que usam estruturas cabeadas convencionais (cabos de rede UTP). A migração para a arquitetura de redes ópticas traz diversas vantagens que refletem na redução no consumo de energia, no desempenho dos dispositivos e na otimização do ambiente físico das instalações.

Está interessado em saber mais? Acompanhe este artigo até o final, que foi produzido pela Intelbras. 

Qualidade, durabilidade e economia. Tudo em uma única solução

Empresas de todos os portes precisam de agilidade e uma conexão estável para dar conta dos processos. Cidades digitais, que contam com um planejamento de conexão pública acabam atraindo investidores, comerciantes e moradores para essas regiões. E desde 2020, com mais pessoas fazendo home office, a conexão facilita o trabalho remoto, o compartilhamento de informações em nuvem e as videochamadas.
Todas essas situações são exemplos de como a fibra óptica tem versatilidade para atender a diversos cenários.
Em muitos desses locais e em indústrias, onde é comum ocorrer ruídos devido às frequências emitidas por máquinas e equipamentos eletrônicos, a fibra ainda se mostra imune às interferências eletromagnéticas oriundas desses objetos. Isso reflete na estabilidade da rede, mantendo os usuários ativos por mais tempo e entregando um serviço de qualidade e de melhor performance.

No modelo de estrutura POL, os únicos dispositivos conectados à energia elétrica (ativos) são os localizados nas bordas da rede, como ONUs ou ONTs. Todo o meio representa a maior parte da arquitetura do projeto e ele é composto apenas por passivos de fibra (splitters, cordões, adaptadores, entre outros). Como utiliza menos ativos centralizados, ela é considerada uma tecnologia mais verde, já que consome menos energia.

Outra economia percebida pelos usuários, principalmente por gerentes e integradores de TI, fica por conta da redução de espaço físico usado para a estrutura. Enquanto que numa rede POL, a distribuição de dados acontece de forma centralizada, limpa e organizada, em cenários com cabeamento UTP é comum haver o acúmulo de fios, excesso de cabos e salas para manter racks.

De olho nas tendências e nas exigências desse mercado, a Intelbras vem investindo em produtos, softwares e inovação para fornecer a melhor experiência em desempenho e qualidade para toda a cadeia de profissionais. Veja alguns benefícios garantidos por quem já utiliza as soluções:

•    Redes com maiores distâncias sem a necessidade de racks e switches (o cabo UTP alcança apenas 100 metros);

•    Facilidade na escalabilidade da rede: até 20 km sem a necessidade de repetição do sinal com outros equipamentos cabeados;

•    Redução de custos operacionais;

•    Facilidade na atualização dos equipamentos, gerenciamento centralizado e fácil através do software gratuito da Intelbras;

•    Utilização de serviços como telefonia IP, vídeos, imagens e dados sem perdas e travamentos;

•    Topologias por fusão conectorizadas ou pré-conectorizadas.

Veja depoimentos de clientes, produtos e mais ideias para o seu projeto na página dedicada ao tema.



Mais Notícias RTI



Com novos projetos e alta conectividade, Ascenty mira no Nordeste

Multinacional cresce com data center em Fortaleza.

22/04/2024


EVEO expande data center com infraestrutura de nuvem

Site, que fica em Fortaleza, visa atender todo o Nordeste.

22/04/2024


Blue Marine completa instalação de tronco principal da malha óptica submarina da bacia de Santos

Previsão é de que a implementação de todo o projeto seja concluída até o segundo semestre de 2024.

22/04/2024